Calendário da prova de vida do INSS passará a ter novas regras em 2022; o que mudará?

INSS autorizou novas regras relacionadas ao procedimento de prova de vida, que deverão valer a partir de 2022. Saiba mais.

As novas orientações sobre a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já são de conhecimento público. A principal novidade para o ano de 2022 será o fato de que os segurados deverão realizar essa verificação no mês de seu aniversário.

continua depois da publicidade

Outro detalhe, que já está bem noticiado, é que a comprovação de vida obrigatória em 2021 encontra-se suspensa, sendo apenas voluntária. Dessa forma, os cidadãos não precisam se preocupar, porque os benefícios continuam sendo pagos normalmente, a cada mês.

Prova de vida do INSS: novas regras

Se antes os cidadãos tinham que realizar a comprovação de vida conforme as diretrizes do banco responsável pelo pagamento, agora o procedimento poderá ser feito de forma eletrônica.

continua depois da publicidade

Para isso, basta utilizar a biometria já cadastrada para utilização do cartão magnético, da conta corrente e da conta poupança. Nos casos em que não houver o uso da biometria no atendimento eletrônico, o beneficiário precisará apresentar documento oficial com foto no atendimento presencial da agência.

O procedimento presencial não precisa ser feito diretamente pelo beneficiário, pois ele poderá designar um representante legal ou procurador já cadastrado no Instituto.

Na portaria que delimitou as novas regras, é ainda informado que as instituições bancárias deverão facilitar e auxiliar na locomoção de segurados com mais de 80 anos. Outras medidas que devem ser adotadas pelos bancos são:

continua depois da publicidade
  • O INSS deve enviar dois pagamentos com bloqueio aos bancos no caso de ausência da prova de vida;
  • Os pagamentos devem ser suspensos caso, após o bloqueio, a comprovação não seja realizada;
  • Devem ser cancelados os benefícios com suspensão superior a seis meses.

Reativação do benefício de forma digital

Após o cancelamento do pagamento, o beneficiário segurado poderá reativar seu benefício utilizando a biometria, no próprio app “Meu INSS”.

No caso dos agendamentos de prova de vida, o processo pode ser feito também pela plataforma online “Meu INSS”. Caso prefira, o cidadão pode usar o telefone 135.

Aqueles segurados que fizeram a comprovação de vida em 2021, mesmo que de forma facultativa, também deverão realizar nova prova no mês de aniversário.

continua depois da publicidade