Confira multas que suspendem a CNH durante dois anos

Existem infrações que são julgadas pelo Detran e podem causar a suspensão imediata da carteira de motorista por até dois anos.

Os motoristas precisam ficar atentos para as regras do novo Código de Trânsito Brasileiro. Isso porque, apesar de ter começado a vigorar desde abril deste ano, muitos condutores ainda não sabem ao certo o que ficou estabelecido na norma com relação às pontuações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

continua depois da publicidade

De acordo com o novo código, foram ampliados os números de pontuações na carteira de motorista: de 20 pontos para 40 pontos. Mas é preciso ficar atento porque, no caso das infrações gravíssimas, essa pontuação agora passa a acumular.

Nas regras anteriores, o motorista poderia atingir até 19 pontos na carteira no período de um ano. Caso cometesse infrações que atingissem 20 pontos, teria a carteira de motorista suspensa por dois anos. Já no novo Código de Trânsito, o condutor poderá ter até 40 pontos na CNH, no mesmo período de 12 meses.

continua depois da publicidade

Lembrando que essa pontuação de 40 pontos só tem validade para multas leves, médias e graves. No caso das infrações de trânsito gravíssimas, o motorista passa a ter a pontuação diminuída, tendo o código estabelecido a seguinte regra:

  • Motorista terá 40 pontos caso não tenha cometido nenhuma multa gravíssima em um ano;
  • Motorista diminui para 30 pontos na carteira caso tenha cometido uma infração gravíssima em um ano;
  • Motorista passa a ter 20 pontos na carteira caso tenha cometido duas infrações gravíssimas no período de um ano;
  • Motorista profissional será uma exceção a essa regra. Sendo mantido os 40 pontos não importando qual o tipo de infração que foi cometida ao longo de um ano.
  • Ao atingir os 40 pontos em 12 meses, o motorista terá a CNH suspensa por dois anos. Para o condutor verificar a quantidade de multas cometidas em um período de um ano, ele poderá entrar no site do Detran do estado ou ir até o órgão para fazer a consulta.

Infrações auto suspensivas

Existem também infrações que são julgadas pelo Detran e podem causar a suspensão imediata da carteira de motorista por até dois anos. A decisão vai caber a autoridade de trânsito e a suspensão pode variar de seis meses a um ano ou de até 24 meses. As infrações gravíssimas desse tipo de caso são conhecidas como auto suspensivas e podem acontecer em casos, como:

  • Quando o motorista está dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica;
  • Quando o motorista está dirigindo com velocidade acima de 50% do que é estabelecido na via pública ou estrada;
  • Quando o motorista está dirigindo de forma perigosa colocando em risco a vida das pessoas que trafegam na rua;
  • Quando o motorista está fazendo “rachas” em via pública;
  • Quando o motociclista está pilotando sem viseira.