É possível verificar se o FGTS está sendo depositado em sua conta; veja como

Os trabalhadores podem verificar os repasses que os empregadores fazem, mensalmente, ao FGTS. Confira como funciona.

Com objetivo de garantir segurança aos trabalhadores com carteira assinada, demitidos sem justa causa, foi criado o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Contudo, apesar de ser uma garantia do trabalhador e dever do contratante, é necessário verificar se o FGTS está sendo depositado em sua conta de forma regular.

continua depois da publicidade

Confira saber se o FGTS está sendo depositado

Os trabalhadores podem verificar os repasses que os empregadores fazem, mensalmente, ao FGTS. Além de poder fazer a consulta em uma agência, outros canais são garantidos ao trabalhador:

  1. Central de atendimento da Caixa, que deve ser contactada pelo telefone: 0800 726 01 01. Na ligação, será dada a opção de verificação de saldo do FGTS;
  2. Cadastro no site da Caixa Econômica Federal. O trabalhador pode optar por receber o extrato do FGTS via serviço de SMS do celular;
  3.  Aplicativo do FGTS. Para isso, é necessário baixar o aplicativo no seu celular por meio dos sistemas Android (Google Play) ou iOS (App Store).

Sobre o FGTS

A cada novo emprego, uma conta nova é aberta para o depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Durante a pandemia, o governo federal permitiu, por meio de medida temporária, a suspensão do recolhimento dos 8% destinados ao FGTS.

continua depois da publicidade

A partir do mês de setembro deste ano, porém, o depósito voltou a ser obrigatório como determina a lei. Para os empregadores, foi oferecida a opção de realizar os repasses pendentes em até quatro parcelas.

Os saques do FGTS são permitidos em alguns casos, como:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Compra de casa própria;
  • Doença grave;
  • Estado terminal de saúde (nesse caso, um representante legal pode realizar o saque para auxiliar no tratamento);
  • Idade igual ou superior a 70 anos.

Caso haja o falecimento do trabalhador, os herdeiros legais podem realizar o saque total das contas.

continua depois da publicidade