Como é possível fazer uma incrível horta em casa? Veja dicas valiosas

O maior segredo está em comprar substratos ricos em nutrientes para manter a planta sempre com os elementos necessários para o seu desenvolvimento.

Não existe nada melhor que possuir uma horta em casa para desfrutar de ingredientes frescos e naturais para suas receitas. Além de tudo isso, cuidar de uma horta é uma excelente terapia. Muitas pessoas acreditam que, para ter uma horta em casa, é necessário morar em terrenos grandes ou mesmo morar em sítio, mas vamos provar que é mito.

continua depois da publicidade

É possível cultivar coentro, cebolinha, salsa, pimentas, alecrim, manjericão e muitos outros ingredientes para sua culinária saudável. Inicialmente, é preciso saber o que utilizar, quais tipos de adubo, luz e temperatura ambiente e, evidente, como regá-las.

Observando esses detalhes, é totalmente possível cultivar em casa sua própria horta. Vamos passar dicas valiosas para se ter sua própria horta em casa e poder cultivar de tudo um pouco.

continua depois da publicidade

Horta para quintais

Para quem possui espaço maior no quintal, a dica é utilizar um caixote de madeira, a depender do espaço de dois metros por um. Assim, o próximo passo é conseguir uma terra rica em nutrientes. Nas lojas especializadas em flores e mudas, é possível encontrar substratos orgânicos que ajudam a adubar a terra e torná-la mais forte para manter sua planta.

É importante que tenha um espaço com boa luz natural, mas sem expor muito a fortes chuvas, sol intenso ou frio. Uma boa dica são as telas finais de material plástico vendido nas casas especializadas. Essas telas são semelhantes a um mosquiteiro. Porém, com material mais resistente e impermeável.

Horta para apartamentos

Através de jardineiras e vasos de barro é possível cultivar sua horta. O maior segredo está em comprar substratos ricos em nutrientes para manter a planta sempre com os elementos necessários para o seu desenvolvimento. É importante deixar a planta em local com boa luz natural, haja vista que a maioria das hortaliças exigem uma necessidade de exposição maior à luz.

continua depois da publicidade

Assim, o melhor lugar para colocar sua planta comestível é próximo a janela do seu apartamento. Varanda no apartamento é um dos locais mais indicados para se colocar sua hortaliça. A drenagem também é muito importante, pois um quarto do vaso deve ser para esse fim.

É necessário plantar espécies que sejam adequadas ao ambiente, mas a maioria das conhecidas se adaptam bem, tais como salsa, manjericão, cebolinha, manjericão, alecrim e coentro. Ainda existem espécies de pimentas e pimentões que não crescem muito e podem ser cultivadas em vasos.