Saiba como usar a nota do Enem 2021 para disputar vagas pelo Sisu

Algumas universidades privadas também utilizam as notas do exame para evitar que o candidato realize outro vestibular.

O resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 devem sair em fevereiro do próximo ano. Com a nota, o candidato poderá concorrer a uma das vagas disponibilizadas pelos cursos nas universidades públicas.

continua depois da publicidade

Essa pontuação será utilizada pelo estudante na plataforma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022, do Ministério da Educação (MEC). O Sisu unificou o vestibular das instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Todos os anos, os estudantes podem concorrer em duas edições do Sisu. Mas eles só poderão se inscrever na plataforma em 2022, se tiver terminado o ensino médio e não tiver zerado na prova de redação que foi realizada pelo último Enem.

continua depois da publicidade

Notas do Enem 2021 utilizadas no Sisu

Quando o candidato realiza o login no Sisu, automaticamente, as notas das provas do processo seletivo do Enem são colocadas. Esse mesmo procedimento será feito pelo sistema com o candidato que participou do Enem 2021.

O cálculo da nota do Enem 2021 será feito automaticamente pelo sistema, sendo de acordo com o padrão adotado pela instituição que o candidato está concorrendo. Depois isso, será gerada uma nota para o candidato e a classificação no curso escolhido.

Lembrando que cada universidade atribui peso diferenciado para as notas do candidato. Isso deve ser observado pelo candidato na hora de fazer a opção pela instituição de sua preferência. Podem ser atribuídos pesos diferentes ou bônus nas provas do Enem 2021, para cada um dos cursos disponibilizados pela instituição.

continua depois da publicidade

O candidato deve estar ciente que ele poderá ter notas diferenciadas para o mesmo curso. Isso porque algumas instituições públicas de ensino superior adotam bônus. Esses bônus, que atribuem às notas dos candidatos, são estratégias voltadas para a política afirmativa, de acordo com o próprio Sisu.

Nesses casos, a pontuação do candidato pode acabar tendo uma variação. Isso quando ele fizer, conforme a página do Sisu, a “opção pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa, com bônus”.

É importante o candidato saber que as notas do Enem são utilizadas por algumas universidades privadas para substituir o vestibular da instituição. As pontuações também garantem, em alguns casos, descontos nas instituições privadas de ensino superior.

continua depois da publicidade