ConecteSUS, que emite certificado de vacina, deve voltar a funcionar na quarta, 22

De acordo com Queiroga, os dados foram restabelecidos no sistema que é responsável, inclusive, pela emissão dos comprovantes de vacinação.

Desde que sofreu um ataque hacker, no dia 10/12, o ConectSUS permanece fora do ar. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que existe uma previsão para que o sistema seja restabelecido: quarta-feira (22/12). De acordo com o ministro, os dados foram restabelecidos no sistema que é responsável, inclusive, pela emissão dos comprovantes de vacinação.

continua depois da publicidade

Os dados de vacinação contra COVID-19 foram recuperados e a equipe trabalha para que o sistema também fique mais seguro para evitar novos ataques. Lembrando que o ataque derrubou o e-SUS Notifica, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e o Conecte SUS. A Polícia Federal está investigando os ataques e um grupo denominado Lapsus$ já reivindicou a autoria do ataque no sistema do SUS.

Os brasileiros que precisam viajar para outros países, todavia, não possuem acesso ao Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 para ingresso nestes países. Eles contam com o serviço de diplomacia que está informando do problema sofrido pelo sistema após os ataques.

continua depois da publicidade

O Ministério Público Federal enviou à Procuradoria Geral da República (PGR) pedidos para que, por meio de ofício enviado ao ministro Marcelo Queiroga, ele forneça informações sobre o ataque sofrido pelo sistema do Conecte SUS.  No pedido assinado pela procuradora Luciana Loureiro, ainda são reivindicadas informações sobre possíveis vazamentos de dados dos cidadãos.