7 dicas para que o barulho de fogos de artifício não afete o seu cachorro

Os cães são extremamente sensíveis aos barulhos e ficam transtornados diante deles. Por isso, é preciso cuidar ao máximo para evitar que eles sejam expostos. 

Quando chegam datas festivas, como Réveillon, por exemplo, as pessoas costumam soltar fogos de artifício. Para muitos é motivo de festa, mas para os cães é um verdadeiro tormento. O barulho dos fogos são inimigos ferrenhos dos cachorros, que ficam desesperados e isso pode provocar até mesmo doenças. Os cães são extremamente sensíveis aos barulhos e ficam transtornados diante deles.

continua depois da publicidade

Por isso, é preciso cuidar ao máximo para evitar que eles sejam expostos. Nós vamos te passar pelo menos sete dicas importantes que te ajudarão a manter seu cãozinho livre do barulho ou pelo menos amenizar os transtornos causados. Vale ressaltar que o barulho dos fogos ocasiona estresse nos animais. Isso porque a audição deles chega a ser até quatro vezes mais apurada que a nossa.

Mantê-lo em local seguro e com menos barulho possível

Uma das dicas mais importantes é deixá-lo em local com menos vazão de barulho possível, mas que seja seguro. No desespero, o seu cachorro pode buscar uma fuga e, a depender do lugar, ele pode se machucar.

continua depois da publicidade

Um quarto espaçoso seria um espaço ideal para manter seu cachorro protegido.

Gaste a energia dele para que possa estar cansado

Durante o dia, busque exercitar bastante seu pet com brincadeiras e passeios para deixá-lo gastar suas energias. Isso ajudará o animal a buscar um lugar para dormir e, assim, ficará menos atento aos barulhos.

Sem energia acumulada, o cãozinho ficará menos estressado com os barulhos. Levá-lo em um passeio e deixar correr bastante é uma boa dica.

continua depois da publicidade

Deixe música local ou som de TV em casa

O barulho de música ou mesmo da televisão já é conhecido pelo seu cachorro e isso o fará menos propenso a ouvir o barulho dos fogos. É importante ressaltar que o animal não tem o hábito de ouvir os estouros de fogos e isso acaba se tornando para ele uma situação de perigo.

Diante dos fogos, o animal entende que está correndo algum risco. Através do instinto, ele vai buscar um local para se abrigar ou fugir daquilo.

Protetor auricular para cães

Para quem não sabe, existem os chamados protetores auriculares para cães que ajudam a diminuir o impacto do barulho. Assim, quem puder adquirir um numa loja especializada, como os pet shops, será interessante, pois, ajudará seu cão a ficar menos exposto ao barulho.

continua depois da publicidade

Existem vários modelos de protetores auriculares que podem ajudar o seu cão a se proteger do barulho.

Uso de feromônios sintéticos para cães

Esses feromônios sintéticos agem no combate ao estresse e ansiedade nos cães. Eles ajudarão a acalmar o seu cãozinho no momento em que estiver exposto aos barulhos de fogos de artifício. É importante consultar um veterinário para que ele possa indicar de forma segura.

Através do aconselhamento profissional será possível também saber a melhor forma de utilizar este recurso.

continua depois da publicidade

Mantenha o seu cão tranquilo e transmita segurança

Ficar próximo ao seu cãozinho e proporcionar-lhe segurança é uma excelente dica. É necessário que ele sinta que você está protegido e calmo. É sempre importante cuidar de seu cachorro através do carinho e confiança passados a ele.

Tente distraí-lo oferecendo-lhe brinquedos, petiscos, fazendo brincadeiras. Porém, se o nível de estresse for maior que o imaginado, deixe-o procurar o melhor lugar para se abrigar.

Improvise um abrigo seguro

Caso seu cão queira se esconder, é importante que você improvise um local seguro para que ele possa se abrigar. Muitas vezes, a gente tenta forçar a barra e o cãozinho quer apenas fugir daquilo tudo.

Deixá-lo em local muito apertado e sob pressão pode fazer com que ele se machuque. Pois, na tentativa de fuga, ele pode tentar ultrapassar obstáculos que causam ferimentos.