Sem erros: saiba como cultivar cactos dentro de sua casa da forma correta

Pertencentes à família das cactáceas, os cactos possuem a capacidade de armazenamento de água, o que os caracteriza como "suculentas".

Cacto é uma planta exótica, típica do nordeste brasileiro, com mais de 170 gêneros e cerca de 2.275 espécies. Um dos motivos para os cactos terem se adaptado tanto na região nordeste é que eles são resistentes à secas prolongadas e lugares áridos.

continua depois da publicidade

Pertencentes à família das cactáceas, os cactos possuem a capacidade de armazenamento de água, o que os caracteriza como “suculentas”. Essas plantas possuem a capacidade através das raízes, folhas ou talo, de realizar o armazenamento de água.

Se você pretende ter um cactos em sua casa, mas não sabe o que fazer para o cultivo, nós vamos te ajudar no passo a passo. Antes de tudo, é necessário identificar umas das milhares de espécies. Lembrando que os mais comuns são os cactos em forma de “cilindro”, que são aqueles que crescem na vertical, e os cactos arredondados.

continua depois da publicidade

Também existem espécies que crescem pouco. Os mais utilizados em residências são o cacto ouriço e o cacto nordestino.

Como cultivar cactos em casa

Na escolha do vaso para o plantio dos seus cactos, você já não terá muito trabalho. Eles se adaptam facilmente a qualquer modelo de vaso – até mesmo os improvisados. É importante a utilização de um vaso que não seja totalmente pequeno para não “apertar” muito a sua planta. Também é recomendado que haja furos no fundo para drenagem da água.

Agora que já passamos da fase de escolha do vaso, é o momento de preparar o substrato, cascalho ou areia e um adubo com nitrogênio e fósforo. Depois, é só começar a montar o seu vaso para receber o cactos. Primeiro, preencha seu vaso com o substrato para cacto, muito fácil de ser encontrado em lojas do ramo de flores e plantas.

continua depois da publicidade

Coloque sempre um pouco de areia para que o solo não fique muito argiloso. Em seguida, coloque a muda de seu cacto e aperte bem o substrato para que ele fique firme. Nessa parte, é importante se atentar para a areia ou o cascalho a ser colocado por cima do substrato e ao redor do cactos.

A sua planta precisa com frequência ter acesso ao Sol de forma direta, além de evitar lugares abafados. Sempre que quiser deixá-lo sobre a sua mesa, deixe-o primeiro por um período maior, tomando luz solar de forma direta.