Eleições 2022: saiba como consultar seu local de votação pela internet

Os brasileiros vão às urnas no dia 2 de outubro para eleger o presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

O Calendário Eleitoral de 2022 já conta com a data para a eleição. No dia 2 de outubro, os brasileiros vão às urnas para a eleição do primeiro turno e, no dia 30 do mesmo mês, será realizado o segundo turno. A Resolução nº 23.674/2021, que disciplina e define o calendário, foi aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

continua depois da publicidade

Em 2022, acontece a eleição para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Como consultar o título de eleitor?

Para que o eleitor possa consultar o título eleitoral, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral. Lá, é possível saber qual o local de votação, o número da seção, o número da zona e o endereço completo.

continua depois da publicidade

Ao acessar a página para fazer a pesquisa do local de votação, o eleitor deve preencher as informações colocando o nome completo, ou número do título de eleitor, ou o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF). Sem contar a data de nascimento e o nome da mãe.

Outra forma de consulta pode ser através do e-título. O aplicativo pode ser baixado no celular com sistema iOS ou Android. Também pode ser acessado no tablet ou no iPad.

Transferência de título

É importante que o eleitor fique atento aos prazos estabelecidos no calendário eleitoral. Um dos prazos é a transferência do título para outro local de votação. A data limite para realizar essa transferência é 151 dias antes da eleição, no dia 4 de maio.

continua depois da publicidade

O prazo também é o mesmo para quem tem mais de 18 anos e não tirou o título de eleitor. Já com relação às pessoas com mobilidade reduzida ou com alguma deficiência, que tenham interesse em votar em outra seção eleitoral ou local, podem realizar essa solicitação no período de 18 de julho a 18 de agosto deste ano.

A eleição deste ano vai acontecer no primeiro domingo do mês de outubro, no horário das 8 horas até às 17 horas.