Saiba como tirar a 2ª via de seu CPF por meio da internet

Para tirar a 2ª via do seu CPF, você não precisa enfrentar filas e nem ir aos Correios ou Banco do Brasil como antigamente.

O Cadastro de Pessoa Física, CPF, é um dos documentos mais importantes que nós temos e é por meio dele que passamos a ser reconhecidos como declarantes do Imposto de Renda. Porém, desde o ano de 2011, o CPF no formato de cartão plástico deixou de ser emitido. Muita gente que precisa tirar uma 2ª via não sabe como fazer.

continua depois da publicidade

Esse procedimento é simples e existe mais de uma maneira de realizá-lo. Antes, é necessário informar que também existe uma versão digital do seu CPF. Para tirar a 2ª via do seu CPF, você não precisa enfrentar filas e nem ir aos Correios ou Banco do Brasil como antigamente.

Você tira na hora que quiser e de onde estiver, bastando apenas ter uma conexão com a internet. A forma de tirar pela internet a 2ª via do CPF é diferente para quem é declarante do Imposto de Renda e quem não é declarante. Vamos explicar nos passos abaixo as duas situações e, igualmente, como tirar também a 1ª via do CPF.

continua depois da publicidade

2ª via do CPF para não declarantes do IR

O primeiro passo é acessar a página da Receita Federal na internet e, em seguida, preencher com o número do seu CPF e sua data de nascimento. Ao lado, será pedido para marcar a opção de confirmação que não é um robô. Por último, clique em “Consultar”. Logo na página seguinte, constarão seus dados, incluindo a situação cadastral se for regular.

Após verificar todos os dados direitinho, basta clicar em imprimir que ele já sai do tamanho e formato do documento. Uma observação a se fazer é quanto aqueles que precisam tirar a segunda via, mas não sabem o número do CPF.

Nesse caso, é necessário procurar uma unidade de atendimento da Receita Federal. É importante apresentar, além dos demais documentos de identificação pessoal, um boletim de ocorrência em que informe o extravio ou perda do CPF.

continua depois da publicidade

2ª via do CPF para quem é declarante do IR

Para quem declara o seu IR, é possível adquirir a segunda via do CPF pelo portal e-CAC. O primeiro passo é acessar o portal do da Receita Federal para geração de um código. Será pedido o número do seu CPF e sua data de nascimento. Em seguida, clique para confirmar através dos caracteres dispostos e, por último, clique em “Avançar”.

Será solicitado os números dos recibos de entrega das duas últimas declarações do seu Imposto de Renda. Depois, será necessário criar uma senha e por último em “Gerar código”. No portal e-CAC, será solicitado o número do CPF, “Código de Acesso” gerado no passo anterior e a senha que você cadastrou.

Em seguida, clique em “Avançar” e, na próxima página, clique em “Cadastros”. Por último, vá em “Comprovante de Inscrição no CPF”.

continua depois da publicidade