Confira 7 raças brasileiras de cachorros

Vamos conhecer algumas que, na sua grande maioria, são miscigenadas, ou seja, derivadas de outras raças estrangeiras.

Se tem uma coisa que aposto que você talvez nunca tenha pensado é sobre as raças de cachorros que são oriundas das nossas terras tupiniquins, não é verdade? O Brasil possui algumas raças que surgiram por aqui mesmo, embora seja necessário frisarmos que a lista não é tão extensa como imaginamos. Neste artigo, vamos apresentar pelo menos 7 raças que são brasileiras e poucos conhecem.

continua depois da publicidade

Vamos conhecer algumas que, na sua grande maioria, são miscigenadas, ou seja, derivadas de outras raças estrangeiras. É natural que algumas raças que vieram de outros países passem por modificações aqui no Brasil e acabam se tornando genuinamente nacionais. Algumas são bem populares e outras nem tanto.

Buldogue Campeiro

Os ancestrais do Buldogue Campeiro brasileiro são o Buldogue Inglês e o Bull Terrier, tendo sido mais frequentes na região sul do país, onde atuavam ajudando a manter o controle do gado.  Um dos apaixonados pela raça resolveu preservá-la e dar continuidade ao Buldogue Campeiro.

continua depois da publicidade

Fila Brasileiro

Até hoje, é difícil alguém dizer com precisão qual é a origem do Fila Brasileiro. Supunha-se que fosse uma mistura das raças Mastiff, Bulldog ou cães indígenas. Essa especulação não possui uma confirmação científica. É um cão robusto, mas ao mesmo tempo muito carinhoso com seus tutores e até outros animais.

Rastreador Brasileiro

Uma raça que esteve praticamente extinta durante muito tempo no Brasil é o Rastreador Brasileiro. Em meados de 1970, a raça começou a ser extinta, sobretudo após uma infestação de carrapatos. O cachorro é resultado de um cruzamento de várias raças. Alguns brasileiros que possuíam a tutela de alguns desses cães não mediram esforços para manter a linhagem do Rastreador Brasileiro.

Ovelheiro-Gaúcho

Sabemos que vem lá da região dos pampas e a raça foi adaptada para ajudar no processo de pastoreio de rebanhos de ovelhas. Trata-se de um cão muito esperto, de aguçada inteligência e de uma rapidez significativa. Não sabemos ao certo com quantas raças foi necessário fazer cruzamentos para que se chegasse no ovelheiro-gaúcho, mas ele se assemelha muito com o Border Collie.

continua depois da publicidade

Terrier Brasileiro

Não se sabe muito bem como surgiu o Terrier Brasileiro. Ele é muito dócil, amigável e seu hobby predileto é brincar. Existe uma linha de criadores da raça que acreditam que ela tenha sido fruto do cruzamento das raças Fox Terrier, Jack Russell Terrier, Pinscher e, talvez, até do Chihuahua.

Boca Preta Sertanejo

O Boca Preta Sertanejo é uma raça extremamente da região nordeste. Assemelha-se muito com o vira-lata, mas é um animal dotado de capacidade para a caça. Ele é considerado um patrimônio do nordeste brasileiro. Ficou muito famoso devido ao rei do cangaço, Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), por ele ter um cão desta raça.

Como sugere o nome, esse animal possui como característica uma mancha preta ao redor da boca. Não se sabe ao certo quais cruzamentos fizeram surgir essa raça tão antiga e popular. Caracteriza-se muito por ser um animal fiel e amigável.

continua depois da publicidade

Pastor da Mantiqueira

Trata-se de um animal muito imponente e que lembra o rosto de um lobo-guará. Ele é típico da região da Serra da Mantiqueira e muitos atribuem sua origem aos antigos cães policiais. Ainda existem os que acreditam que ele seja oriundo de raças como Pastor Alemão e Belga. O que, de fato, podemos afirmar sobre o Pastor da Mantiqueira é que se trata de um animal muito bonito, inteligente e rápido.