Confira 9 raças de cachorros mais populares no Brasil

O campeão de popularidade – e não podia ser diferente – é o "vira-lata". Confira lista completa.

Você tem a curiosidade de saber quais raças de cachorro são as mais populares do Brasil? Se a sua resposta for sim, preparamos uma lista com as nove raças que são as queridinhas no nosso país.
Antes, porém, é preciso que você saiba que as raças mais populares podem mudar com o passar do tempo, pois as nossas necessidades ao longo dos anos também mudam.

continua depois da publicidade

Por exemplo, nas décadas de 80 e 90, as raças mais populares eram as de grande porte, como dálmatas e pastores alemães. Mas nas últimas décadas, essa tendência foi aos poucos se alterando, e raças menores passaram a ser as preferidas dos brasileiros.

Essa mudança pode ter diversas explicações, mas uma que se destaca é o estilo de vida das pessoas, que fez com que elas buscassem cada vez mais cães que se adequassem a uma vida com menos espaço. Cachorros de menor porte tem mais facilidade de se adaptarem à vida em apartamento.

continua depois da publicidade

Como os grandes centros urbanos do Brasil seguem crescendo horizontalmente, em direção ao céu, com seus enormes prédios e condomínios, os brasileiros então precisam encontrar animais de estimação que possam viver com eles dentro desse novo conceito de lar.

Por este fato então é que, nos últimos anos, raças como shih tzu, poodles e até mesmo os cães sem raça definida, os famosos vira-latas, de pequeno e médio porte tornaram-se os queridinhos dos brasileiros.

9 raças de cachorros mais populares no Brasil

Nos últimos anos, as pesquisas realizadas apontam algumas raças com mais frequência, enquanto outras, com menos. Porém, nenhuma raça de cachorro supera o campeão de popularidade, que é o cão sem raça definida (sdr), o famoso vira-lata.

continua depois da publicidade

Comumente abandonados à própria sorte, os vira-latas costumam ser resgatados por abrigos e ONGs que exercem o importante trabalho de cuidar desses animais até serem adotados e levados para um novo lar. Confira abaixo a lista com as 9 raças de cachorros mais populares no Brasil:

  • “Vira-lata”;
  • Shih tzu;
  • Yorkshire;
  • Poodle;
  • Lhasa apso;
  • Buldogue francês;
  • Golden retriever;
  • Labrador;
  • Maltês.