Saiba como consultar sua inscrição no CadÚnico (Cadastro Único)

Confira aqui como se inscrever no CadÚnico e, se já é inscrito, verifique sua situação.

O Cadastro Único (CadÚnico) é utilizado como base para escolha dos beneficiários de diversos programas sociais ligados ao Governo Federal. Entre os mais importantes, estão: Auxílio Brasil, tarifa social de energia elétrica, aposentadoria para pessoas de baixa renda e minha casa, minha vida.

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Como se inscrever no CadÚnico

Os municípios são responsáveis por realizar visitas periódicas às famílias de baixa renda para efetuar o cadastro. Caso uma família de baixa renda não receba a visita, ela deve se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município para cadastramento.

Requisitos para cadastramento

  • Ter uma pessoa parte da família, com pelo menos 16 anos, para ser a responsável e responder às perguntas do cadastro;
  • O responsável deve ser preferencialmente mulher e deve apresentar título de eleitor ou CPF;
  • No caso de famílias quilombolas ou indígenas, qualquer um dos documentos que listamos abaixo podem ser apresentados.

Cada membro da família deve apresentar pelo menos um dos seguintes documentos:

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  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Título de Eleitor;
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão de Nascimento.

Para fazer o cadastro, leve um comprovante de endereço (conta de luz ou de água), porque mesmo não sendo obrigatório ajuda no preenchimento.

Como verificar minha situação no CadÚnico

  • Vá até o site “Meu CadÚnico” ou app de mesmo nome (Android e iOS);
  • Informe os dados solicitados;
  • Selecione a caixa “Não sou um robô”;
  • Em seguida realize o teste requisitado;
  • Depois, clique em emitir.

Caso suas informações não apareçam, repita o procedimento conferindo as informações. Lembramos que pessoas cadastradas há menos de 45 dias ainda não aparecem na base de dados.

Tanto para quem ainda vai fazer o cadastro, quanto para quem já tem e, inclusive, recebe algum benefício, é importante sempre manter o cadastro atualizado.

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Por isso, deve-se informar ao CRAS quando houver algum nascimento, falecimento ou a saída definitiva de alguém do lar.

Além disso, é preciso notificar a mudança de endereço ou trabalho de qualquer familiar e, caso o endereço seja em uma nova cidade, procurar o CRAS desse município para regularização.