7 curiosidades que você não conhecia sobre a Floresta Amazônica

Descubra um pouco mais sobre esse imenso tesouro que está cada vez mais presente nos noticiários.

A Floresta Amazônica sempre foi um assunto de interesse dos governos e dos brasileiros. Seja pelo seu tamanho, pelas espécies lá existentes ou, simplesmente, porque há muitos fatos interessantes sobre o bioma.

continua depois da publicidade

Por isso, separamos algumas informações que podem ajudar a entender melhor a beleza desse oceano verde:

1. Ela realmente é imensa

Cobrindo uma área de cerca cinco milhões e meio de quilômetros quadrados (o equivalente a duas vezes e meia a área do México), a floresta amazônica engloba mais da metade de todas as florestas tropicais do planeta Terra.

continua depois da publicidade

2. Floresta internacional

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas no Brasil que a Amazônia está presente. Na verdade nove estados soberanos possuem parte desse bioma em seu território, são eles: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, França (Guiana Francesa), Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

3. Um gigante nos rios

O pirarucu é considerado o maior peixe de água doce do mundo (podendo chegar até dois metros e meio e pesar 250 quilos) e tem por habitat o rio Amazonas.

4. Devastação

A Amazônia parece intacta justamente por ser grande, então fica difícil perceber as áreas destruídas. Estima-se que quase 20% dela já tenham sido destruídos, além disso é preocupante que, aproximadamente, 40% dessa área foi desmatada nos últimos vinte anos.

continua depois da publicidade

5. Desbravador

O rio Amazonas tem cerca de 6.400 quilômetros, mas ainda assim alguém resolveu percorrer tudo isso a nado. Um renomado nadador de longas distâncias, chamado Martin Strel, fez o trajeto e demorou mais de dois meses para isso.

6. Irmão oculto

Segundo a pesquisadora Elizabeth Pimentel, haveria uma espécie de rio subterrâneo correndo no mesmo sentido do Amazonas e foi batizado de Hamza. Ele estaria a 4 mil metros de profundidade e teria cerca de 6 mil quilômetros de extensão.

7. Globalizada

A floresta brasileira recebe um influxo de areias do deserto do Saara, que chegam até aqui através dos ventos. Esse material é depositado no solo e, por ser rico em minerais, colabora para fertilizar a floresta.

continua depois da publicidade

Mesmo sendo complicado para muitas pessoas, uma viagem para a região amazônica pode ser incrível. Não apenas pelas belezas naturais, mas também pela riqueza cultural e arquitetônica presente em algumas cidades da região, como Manaus e Belém do Pará.