CadÚnico: saiba como fazer pré-cadastro sem sair de casa

O novo aplicativo do CadÚnico já disponível e pode ser baixado em dispositivos Android e iOS.

Para os cidadãos inscritos no Cadastro Único, há novidades. A partir de agora, eles vão poder fazer um pré-cadastro no aplicativo CadÚnico, o que vai diminuir o tempo de espera nas unidades de atendimento, e atualizar os dados cadastrais pelo celular. O novo aplicativo já está disponível e pode ser baixado em dispositivos Android e iOS.

continua depois da publicidade

O Cadastro Único é o meio de acesso das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade aos principais programas sociais como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Criança Feliz, Benefício de Prestação Continuada, por exemplo.

Como fazer o pré-cadastro?

  • O primeiro passo é fazer um cadastro na plataforma Gov.br;
  • Para isso, ao acessar a plataforma, clique em “Entrar”, localizada na lateral superior direita;
  • Depois, digite o seu CPF e clique na opção “Continuar”;
  • Em seguida, marque a caixa de seleção para concordar com os termos, resolva o Captcha e clique mais uma vez em “Continuar”;
  • Após isso, você pode escolher entre duas opções: seguir com o cadastro por meio das informações de uma conta em um doa bancos listados ou “Tentar de outra forma”, caso prefira utilizar outro método;
  • Caso escolha “Tentar de outra forma”, você deverá responder a algumas perguntas, como data de nascimento, nome dos pais, entre outras. Após respondê-las, clique em “Confirmar”;
  • Logo depois de confirmar seus dados pessoais, a página enviará um código de segurança para a conta de e-mail e o número de celular informados pelo cidadão no passo anterior;
  • Agora, é só digitar o código recebido e criar uma senha de acesso para a plataforma Gov.br;
    Feito o cadastro na plataforma, é só acessar o aplicativo do CadÚnico e realizar o pré-cadastro.

Depois de fazer o pré-cadastro, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único tem o prazo de 120 dias para comparecer a um posto de atendimento para complementar os demais dados, como escolaridade, trabalho e remuneração.

continua depois da publicidade

Vale notar que o pré-cadastro e as demais funcionalidades também podem ser acessados por meio da versão web do CadÚnico.

O cidadão que já está inscrito no Cadastro Único poderá utilizar o aplicativo também para atualizar o cadastro da família por meio da confirmação dos dados. Essa opção permite que o cidadão revise os dados já cadastrados e confirme o endereço, a composição familiar e ainda os dados dos membros da família.

Caso nenhuma dessas informações tenha mudado, a família pode confirmar seus dados pelo aplicativo ou versão web sem sair de casa, evitando custos de deslocamento.

continua depois da publicidade

O aplicativo ou a versão web também permite ao cidadão consultar dados como o Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, além data da última atualização e data limite para realizar uma nova atualização cadastral. Ainda serão exibidos os dados do domicílio, família e identificação do Responsável pela Unidade Familiar e dos demais membros da família.