Não sabe se o seu Título de Eleitor está regularizado? Veja como consultar

O prazo para regularizar seu documento eleitoral termina amanhã, dia 4 de maio.

Estamos em ano eleitoral e, caso você precise regularizar seu título de eleitor, tem apenas até esta quarta-feira, 4 de maio, para fazer as alterações necessárias. Diferentemente do que você pode pensar, a regularização pode ser feita online e de forma rápida através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

continua depois da publicidade

Com o documento irregular, não é possível votar nas eleições de 2022, que serão para ocupar os cargos de Presidente da República, deputados estaduais, deputados federais, senadores e governadores dos estados. O primeiro turno acontecerá no dia 2 de outubro.

Como regularizar o título de eleitor

Para saber se você está com alguma pendência em relação ao TSE, entre no site do Tribunal e informe os dados necessários. Depois, veja quais dados precisam ser atualizados.

continua depois da publicidade

O eleitor tem até amanhã para efetuar ações como pagamento de multas, alteração de endereço, mudança de local de voto, entre outros. É importante que essas atividades sejam realizadas para que você possa votar nas eleições de 2022.

Se você tem o aplicativo do e-Título instalado em seu celular, também é possível regularizar seu título de eleitor por meio da plataforma. O app também é válido como título de eleitor online e pode ser baixado de forma gratuita em celulares Android e iOS.

Para fazer a regularização pelo site do TSE, basta acessar o endereço e, em seguida, ir na aba “Situação Eleitoral”, que fica no lado direito da tela. Para fazer a consulta completa, é necessário informar o número do CPF.

continua depois da publicidade

A regularização de forma presencial pode ser feita nos cartórios eleitorais da sua cidade. Alguns deles terão atendimento em horário estendido no dia 4 de maio. A data é o prazo limite para quem vai fazer a primeira via do título, para quem precisa solicitar transferência de domicílio eleitoral e também para quem necessita revisar dados.

Isso vale também para os brasileiros que moram no exterior. Se houver algum tipo de débito, o eleitor deverá gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento. Em algumas situações, poderá ser preciso digitalizar ou tirar fotos de alguns documentos:

  • Documento de identidade oficial com foto;
  • Comprovante de residência atual;
  • Comprovante de pagamento (se for necessário);
  • Certificado de quitação de serviço militar.

A partir do dia 5 de maio, o único procedimento que será realizado pelo TSE é a emissão da segunda via do título de eleitor, que poderá ser solicitada até 10 dias antes do primeiro turno.

continua depois da publicidade