Restituição do IR 2022: confira calendário dos 4 lotes restantes

Geralmente, as consultas são liberadas faltando cerca de uma semana para os pagamentos da restituição do Imposto de Renda.

Em termos gerais, a restituição do Imposto de Renda diz respeito à devolução da Receita Federal quanto aos valores a mais que foram pagos pelos contribuintes. O calendário de pagamentos de 2022 foi organizado em cinco lotes distintos, sendo que o primeiro deles já foi pago no dia 30 de maio.

continua depois da publicidade

Ao menos 3,3 milhões de contribuintes já receberam a restituição que decorre das deduções do IR. Lembrando que a consulta pode ser feita de maneiras diferentes. Uma delas é por meio do próprio site da Receita Federal, desde que os interessados informando o CPF para realizar a verificação.

Também é possível efetuar o mesmo procedimento pelo portal do e-CAC ou diretamente no aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Nesse último caso, será necessário ter cadastro no portal GOV.BR.

continua depois da publicidade

Geralmente, as consultas são liberadas faltando cerca de uma semana para os pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Vale salientar que o prazo para enviar as declarações foi finalizado em 30 maio de 2022, mesmo dia em que o primeiro lote de restituições foi devidamente pago.

De acordo com a Receita Federal, cerca de 2 milhões de pessoas caíram na malha fina e precisam regularizar a situação para evitar problemas futuros.

Restituição do Imposto de Renda: calendário completo

O calendário das restituições foi divulgado pela própria Receita Federal, sendo que o primeiro lote já foi liberado para aqueles que tinham direito. Confira o cronograma completo logo abaixo:

continua depois da publicidade
  • 1º lote: já foi liberado no dia 31 de maio de 2022;
  • 2º lote: será liberado no dia 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: será liberado no dia 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: será liberado no dia 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: será liberado no dia 30 de setembro de 2022.