Vai deixar o seu cachorro sozinho em casa? Confira dicas e saiba o que evitar

Deixar o pet sozinho em casa é uma preocupação muito comum entre os tutores, mas com algumas dicas é possível deixar esse momento mais tranquilo.

Se você é tutor de um cãozinho sabe o quão é difícil a hora que tem que deixar o animal sozinho em casa, seja por questões de trabalho, viagens ou passeios. E você não é único a sofrer com isso, já que uma das maiores preocupações dos tutores de cachorros é justamente garantir que o pet fique bem e em segurança quando precisam ficar sozinhos, sem a supervisão de um adulto.

continua depois da publicidade

Essa preocupação não é toa, já que alguns cachorros acabam sofrendo mais com a solidão do que outros e podem desenvolver comportamentos indesejados e prejudiciais, como lambidas excessivas causando feridas no animal, latidos, baixa imunidade, falta de apetite, entre outros.

No entanto, seguindo algumas dicas, a hora de deixar seu cãozinho sozinho em casa pode ser menos estressante e preocupante. Confira a seguir as dicas que preparamos para te deixar mais tranquilo nessa hora.

continua depois da publicidade

1. Prepare o ambiente quando chegar a hora de sair

A dica é espalhar petiscos pela casa ou apartamento para que o cachorro brinque de caça ao tesouro e deixar os brinquedos preferidos dele à disposição.

Quando perceber que ele está distraído com os petiscos ou com os brinquedos, saia de casa, mas de forma natural. Isso é para tornar sua ausência algo legal para o cão, evitando que a sua saída seja uma cena triste.

2. Treine deixar o cachorro sozinho

Uma forma de acostumar o seu cãozinho a ficar sozinho é treinando-o desde pequeno para que ele aprenda a lidar com essa situação. Para isso, ofereça um brinquedo ou um ossinho ao seu pet.

continua depois da publicidade

Quando perceber que ele está entretido, vá para outro cômodo da casa ou apartamento e deixe-o sozinho por um tempo. Volte depois de alguns minutos e aja naturalmente, sem fazer festas para ele entender esses momentos como normais.

Há cachorros, no entanto, que ficam ansiosos só de notarem algum estímulo que seja comum a saída de seu tutor, como calçar o sapato ou mexer nas chaves. Nesse caso, a dica é treinar o pet para se acostumar com essas situações.

Então, é indicado calçar o sapato ou fazer barulho com a chave e continuar na casa normalmente. Assim que perceber que o cãozinho se distraiu, deixe ele um tempo sozinho e volte. Repita esse processo algumas vezes. Com o tempo, ele começará a entender que essas ações são normais, que não representam um problema.

continua depois da publicidade

3. Intensifique a atividade física

Antes de você sair de casa, insira na sua rotina e na do seu pet a prática de atividades físicas, seja um passeio longo ou uma brincadeira intensa. Dessa forma, o cachorro estará com a energia mais baixa quando estiver sozinho, o que o deixará menos ansioso pela sua volta.

4. Evite voltar para casa fazendo festa

Quando voltar para casa depois de um período fora, evite fazer festa com o seu cãozinho. Evite também dar muita atenção ao animal enquanto ele estiver muito agitado. Quando chegar em casa, é importante agir como se nada estivesse acontecendo e dar atenção ao seu pet somente quando ele se acalmar.

Isso é para que seu cachorro entenda que não precisa ficar desesperado quando você não junto a ele e poderá gostar de passar um tempo sozinho.

continua depois da publicidade

5. Invista em brinquedos interativos

Outra dica importante é disponibilizar brinquedos e distrações para o cachorro não fique entediado durante o tempo em que estiver sozinho. Escolha brinquedos de roer e com texturas diferentes para que o cãozinho possa liberar a energia enquanto estiver só.

Você pode também criar pequenos circuitos com brinquedos que estimulem a caça, ou deixar petiscos escondidos.

Só tenha cuidado com a segurança dos brinquedos que você deixará disponível. Certifique-se que seu pet não vá engolir parte que podem causar engasgos ou problemas no sistema digestivo.