Ciclone provoca fortes chuvas e ventania em parte do país; entenda

Há riscos de tempestades e chuvas com granizo em diversos estados do Brasil. Veja mais detalhes a seguir.

Os próximos dias devem ser marcados por muita chuva e inclusive tempestades em diversas regiões do país. O fenômeno, que teve início no litoral do Paraná e de Santa Catarina, tem a ver com a combinação de uma frente fria com um ciclone extratropical, que começou nesta terça-feira (9) e deve se estender ao longo da semana.

continua depois da publicidade

Regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste já estão enfrentando períodos constantes de chuva e de chuva forte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pelo menos cinco estados da região Centro-Sul devem ficar em alerta:

  • São Paulo;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Paraná;
  • Santa Catarina;
  • Rio Grande do Sul.

Segundo as informações do órgão, esses estados estão em alerta laranja, ou seja, a situação meteorológica pode envolver riscos e necessita de cautela por parte da população. As previsões do INMET mostram que há chances de chuva entre 30 e 60 mm por hora, além de chuvas com granizo e ventos fortes, capazes de chegar a 100 km/h.

continua depois da publicidade

O estado que tem mais chances de sofrer abalos devido ao ciclone é o de Santa Catarina, especialmente na região leste. Lá, a chuva pode ultrapassar os 100 mm. Como o fenômeno também afeta as ondas do mar, muitas operações portuárias podem ser afetadas também, especialmente na região de Paranaguá, no Paraná.

A semana também deve receber a primeira onda de frente fria do mês de agosto, a partir desta quinta-feira (11). As áreas da região Centro-Sul devem passar por quedas bruscas de temperatura e, inclusive, há previsão de geada.

Na cidade paranaense de Guarapuava, uma das mais frias do estado, a temperatura mínima será de 2 °C na quinta-feira. Em Amambai, no Mato Grosso do Sul, a mínima será baixa também, chegando a 4 °C.

continua depois da publicidade