Estas 9 palavras simplesmente desapareceram da Língua Portuguesa

Nossa língua é dinâmica e sofre mudanças constantes. Será que você consegue adivinhar o significado de algumas palavras antigas?

A língua portuguesa é riquíssima em termos históricos e de vocabulário. Quando analisamos diversas partes do Brasil, conseguimos ter uma ideia ainda maior da diversidade do nosso idioma.

continua depois da publicidade

Se hoje a sua avó tem dificuldades para entender termos mais atuais, como empoderamento ou realidade virtual, você também pode não conhecer algumas palavras que eram utilizadas por ela antigamente e que, com o passar do tempo, caíram em total desuso.

Conheça, a seguir, algumas palavras que simplesmente desapareceram da nossa língua:

continua depois da publicidade
  1. Fuzarca: era uma palavra utilizada para indicar bagunça, farra, folia, balbúrdia;
  2. Chumbrega: sabe aquela coisa sem qualidade e que estraga fácil? Antigamente a palavra para se referir a isso era chumbrega;
  3. Carraspana: aquela bebedeira que começa em um dia e termina no outro é homérica, não é mesmo? Antigamente o nome disso era carraspana;
  4. Janota: o termo era utilizado para se referir a uma pessoa bem vestida, elegante;
  5. Garrucha: era por esse nome que muitas pessoas se referiam à espingarda antigamente;
  6. Alpendre: uma casa com alpendre nada mais era do que uma casa com uma bonita varanda coberta;
  7. Lanfranhudo: o sujeito que vive de cara fechada e tem uma aparência carrancuda era chamado, antigamente, de lanfranhudo;
  8. Víspora: se alguém convidasse uma pessoa para uma partida de víspora, o jogo em questão era o bingo;
  9. Botica: na hora daquela dor de cabeça chata, as pessoas iam à botica comprar remédios. O espaço, hoje, virou o que conhecemos como farmácia.

Viu só como a língua sofre alterações constantes? É por isso que é importante sabermos quais termos, por serem racistas ou preconceituosos, devem ser eliminados do nosso vocabulário. Para conhecer algumas dessas palavras, leia o texto que publicamos recentemente aqui no Tudo Bahia.