Ter um cachorro em casa demanda cuidados especiais e precisa de muita atenção, mas um cãozinho bem adestrado pode fazer toda a diferença. Existem algumas dicas simples que podem te ajudar a adestrar seu cachorro e tornar as coisas bem melhores no cotidiano. Entre as vantagens, destacam-se o fato de ele aprender a fazer as necessidades fisiológicas no lugar certo, saiba o momento de brincar e de se comportar, entre outros.
Ainda existem algumas dicas de como ensiná-lo a fazer alguns comandos, como sentar, dar a pata, deitar, ficar parado e se aproximar ao ser chamado. O adestramento é capaz de tornar a saúde mental de seu animalzinho melhor e estimula a memória. Cuidar corretamente do adestramento só traz benefícios.
Definindo limites
Saber estabelecer limites ao seu animalzinho é fundamental e para isso é importante usar sempre uma voz firme, mostrando-lhe que não se deve fazer tal ação indesejada. O animal deve ser sempre estimulado com algo positivo e, deste modo, cai bem o emprego de recompensas. Sempre que tentar ensiná-lo a fazer alguma coisa dê a ele uma ração ou algo assim.
O cãozinho que tem mania de subir no sofá, por exemplo, mas que nunca fica no local que você reservou para ele, seja sempre firme na proibição. Espere ele esquecer e tentar novamente subir para ser firme novamente e mostrar-lhe o lugar onde deve ficar.
Repetindo as lições
Sempre que conseguir fazer com que o seu cãozinho realizar alguma coisa que você o ensinou, volte a fazer com frequência até que ele esteja completamente consciente daquela ação. Assim, todas as vezes que ele manter essa postura de obediência, recompense com alguma coisa.
Ensinando comandos
Para ensinar seu cãozinho, tenha sempre em mãos um mimo para o cachorro, geralmente uma recompensa em alimento. Mantenha a recompensa bem próximo ao nariz do cachorro e ensine o comando para que ele possa fazê-lo.
Faça um carinho e lhe entregue a recompensa. Passado algum tempo, novamente mostre a recompensa e ensine novamente o respectivo comando.
Nunca tente adestrar com violência
É uma crueldade tentar fazer o adestramento do seu animal a partir de um ataque agressivo contra ele. Muita gente acha que provocar medo no cachorro é a melhor forma de fazê-lo obedecer, na verdade isso é uma falácia. O animal fica estressado, depressivo e pode se revoltar contra você.
Para adestramento mais efetivo, não se esqueça de consultar um profissional na área.