Governo atualiza CadÚnico, excluindo mais de 600 mil inscrições de falecidos

Governo tem feito uma busca para mapear esses casos de pessoas que faleceram, mas que continuam no cadastro.

Como foi anunciado pelo Presidente Lula, haveria uma busca para retirar qualquer irregularidade dos recebedores do Bolsa Família e outros programas sociais. Como resultado disso, o Ministério do Desenvolvimento Social anunciou que 600 mil mortos foram excluídos do CadÚnico.

continua depois da publicidade

No caso, esse é o sistema responsável pela manutenção de benefícios sociais, como o Bolsa Família e outras. Não é de agora, inclusive, que existem diversas denúncias de irregularidades no banco de dados, ou seja, que alguns nomes não deveriam estar lá.

Nessa situação em específica, precisamos mencionar que o “morto” não é uma mera expressão, tá? Na verdade, estamos falando realmente de registros de pessoas que já faleceram mais que continuaram com o nome no banco de dados.

continua depois da publicidade

Esse probleminha acontece quando alguém falece, mas a família não toma o devido cuidado de fazer uma atualização cadastral. Como é de se imaginar, isso gera um baita transtorno na hora de fazer o levantamento das informações.

Por exemplo, isso pode gerar números falsos sobre o programa social, sendo que esses números são importantíssimos para fazer o levantamento sobre o alcance do programa. Porém, isso significa que os mortos “recebem” o pagamento?

Pessoas mortas estariam recebendo benefícios?

Bom, apesar dos nomes desses falecidos estarem na base de dados, o Ministério do Desenvolvimento afirmou que eles não receberam os pagamentos. Isso quer dizer que não houve nenhum impacto no orçamento do governo.

continua depois da publicidade

Como mencionamos, a grande questão se relaciona de fato com o atraso no levantamento de informações. Vale mencionar também que o Governo já havia mencionado que pretendia fazer uma busca precisa na base do CadÚnico.

Segundo as palavras do próprio presidente Lula, esse seria um “pente fino” e que não tem como destino só pessoas que faleceram. Na verdade, planeja-se encontrar outras irregularidades em geral.

Como o caso das pessoas que fraudaram de alguma forma o sistema para receber o benefício ali na falcatrua, sem cumprir os critérios do bolsa família. Com isso, existe maior possibilidade de alcançar ao público realmente necessitado.

continua depois da publicidade