Concurso Polícia Penal BA está previsto para 2021; 170 vagas efetivas!

O concurso Polícia Penal BA poderá contemplar 170 vagas efetivas para a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia. Saiba mais!

O concurso Polícia Penal BA está previsto no projeto de lei orçamentária anual (PLOA) para 2021! Para que seja devidamente oficializado, é necessário que não ocorram quaisquer alterações por parte da Assembleia Legislativa da Bahia.

continua depois da publicidade

A intenção é de preencher ao menos 170 vagas efetivas no quadro da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia. De acordo com o último levantamento, existem 1.539 concursados ativos e 524 comissionados na SEAP BA.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes preliminares sobre o concurso Polícia Penal BA. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias do Brasil e do mundo!

continua depois da publicidade

Concurso Polícia Penal BA: próximos passos

O concurso para a Polícia Penal BA poderá ser realizado em 2021, conforme o projeto de lei orçamentária que foi elaborado pelo governo da Bahia. Caso tudo ocorra conforme o planejado, a banca organizadora será contratada para preparar o edital de abertura e as etapas eliminatórias do certame.

Vale lembrar que o cargo de Policial Penal é a nova denominação para o antigo posto de Agente Penitenciário. Com a mudança, os profissionais passarão a ter mais responsabilidades, treinamentos e remunerações.

Último concurso para o quadro de servidores da SEAP BA

O concurso anterior da SEAP BA foi realizado em 2014, com o objetivo de preencher 490 vagas para o cargo de Agente Penitenciário (275 para homens e 68 para mulheres).

continua depois da publicidade

Por conseguinte, as oportunidades efetivas foram distribuídas nas seguintes localidades da Bahia:

  • Salvador e Região Metropolitana (286);
  • Feira de Santana (51);
  • Paulo Afonso (20);
  • Ilhéus (18);
  • Jequié (28);
  • Vitória da Conquista (17);
  • Teixeira de Freitas (70).

O concurso ficou sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Na época, os candidatos classificados foram contemplados com remunerações de R$ 1.776,69 em jornadas de 30 horas semanais.

Confira, abaixo, as etapas eliminatórias do último concurso SEAP BA:

continua depois da publicidade
  1. Provas objetivas e discursivas;
  2. Exame de documentação;
  3. Avaliação psicológica;
  4. Exame médico;
  5. Teste de Aptidão Física (TAF);
  6. Exames pré-admissionais; e
  7. Investigação social.