Concursos na Bahia: 10 certames previstos para 2021

É hora de revisar o que pode ainda acontecer na Bahia em 2021 em matéria de editais (concursos na Bahia). Embora as previsões dispostas no orçamento estadual nem sempre se realizem, os candidatos não podem desanimar, porque muitos concursos surgem de forma inesperada. continua depois da publicidade No ano passado (2020), a previsão que se […]

É hora de revisar o que pode ainda acontecer na Bahia em 2021 em matéria de editais (concursos na Bahia). Embora as previsões dispostas no orçamento estadual nem sempre se realizem, os candidatos não podem desanimar, porque muitos concursos surgem de forma inesperada.

continua depois da publicidade

No ano passado (2020), a previsão que se tinha era de que mais de 3 mil vagas fossem se transformar em editais ou em convocações (de aprovados em concursos já realizados).

Mas, no presente momento (segundo semestre de 2021), há apenas um concurso previsto que já é certeza. Estamos falando do edital da Polícia Civil da Bahia, já autorizado por Rui Costa, governador, e que deve ser lançado até o final de 2021.

continua depois da publicidade

Outra promessa que continua na mira de muitos candidatos é o certame da Embasa. Planejado desde por volta de 2018, trata-se de uma empresa estatal que precisará contratar nos próximos meses, para não ter seus serviços prejudicados. 

Nesta notícia, listamos alguns dos concursos públicos previstos na Bahia para 2021, já alertando que uma parte deles deve, certamente, ficar para o 2022.

Concursos na Bahia: confira 10 editais previstos para 2021

Veja alguns dos muitos concursos previstos para 2021, na Bahia:

continua depois da publicidade

Abaixo, fornecemos alguns detalhes sobre esses concursos públicos previstos.

[bs_smart_list_pack_start][/bs_smart_list_pack_start]

Concurso PC BA

O concurso público da Polícia Civil da Bahia é, na verdade, o único realmente autorizado até julho de 2021. Rui Costa autorizou que sejam preenchidas 1.000 novas vagas.

continua depois da publicidade

O concurso PC BA contemplará vagas para os cargos de Delegado, Agente de Polícia Civil e Escrivão de Polícia Civil.

Concurso Embasa

O concurso Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) apareceu não apenas no orçamento de 2021, mas também em previsões orçamentárias anteriores.

A expectativa ainda reinante é de que mais de 850 vagas sejam preenchidas. Há indícios de que o Instituto AOCP deva organizar o certame, mas essa informação pode ser atualizada futuramente.

continua depois da publicidade

Concurso SEFAZ BA

O novo concurso  da Secretaria de Estado da Fazenda da Bahia, autorizado desde 2019, pode ter seu edital publicado a partir do segundo semestre de 2021! Mas não é certeza.

O último edital teve mais de 13.160 inscrições para preencher somente 39 vagas gerais (sem considerar as cotas), gerando uma concorrência de quase 338 candidatos para cada vaga.

Concurso DETRAN BA

Infelizmente, a expectativa por esse edital não é, a rigor, por um concurso público para efetivos, e sim para um processo seletivo simplificado, desses que faz contratações pelo REDA.

“Em breve o DETRAN vai abrir uma nova seleção de servidores por meio do Processo Seletivo Simplificado REDA”, disse o vereador Sílvio Dias.

As vagas serão para repor parte do quadro temporário da 3ª CIRETRAN, localizada na cidade de Feira de Santana, onde Dias é vereador.

Concurso ADAB BA

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia prevê o preenchimento de 110 vagas efetivas por meio de novo concurso público.

As oportunidades do concurso ADAB poderão ser para cargos como Técnico de Defesa Agropecuária e Agente de Defesa Agropecuária.

Concurso CRP BA

O Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região, Bahia, está quase certo de que deve abrir certame até o final de 2021 ou começo de 2022.

No último comunicado oficial do Conselho, datado de janeiro de 2021, foi assegurado que “ocorrerá o concurso”, mas, por conta da pandemia, não há uma data definida para o lançamento do edital.

Concurso TCE BA

Embora seja mais um previsto cercado de incerteza, vale a pena ser citado em nossa lista. Com orçamento previsto na última LOA, há probabilidade de abertura de vagas.

As futuras oportunidades poderão ser para o cargo de Auditor de Controle Externo, cuja vacância aumenta a cada ano, assim como para o cargo de Auditor de Infraestrutura.

Concurso SAEB BA

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) tem carreiras importantes que necessitam ser reforçadas nos próximos anos. Na última proposta orçamentária, foram previstas 285 vagas.

A indefinição sobre possíveis cargos continua. No último edital, de 2002, houve oferta de vagas para as áreas de Administração e Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas, Políticas Sociais e Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico.

Concurso SESAB

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia está com previsão de abertura de novo concurso público para o preenchimento de vagas efetivas. O concurso SESAB pode abrir 420 vagas.

Atualmente, 14.036 servidores públicos e 1.345 comissionados trabalham na SESAB.

Concurso Polícia Penal BA

O novo concurso Polícia Penal BA poderá abrir 170 vagas efetivas. A intenção é de preencher as vagas no quadro da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia.

Vale lembrar que o cargo de Policial Penal é a nova denominação para o antigo posto de Agente Penitenciário.

[bs_smart_list_pack_end][/bs_smart_list_pack_end]

Preparação deve continuar

Mesmo com algumas indefinições, não há motivo para desanimar. Afinal de contas, quem acompanha concursos previstos sabe que, de uma hora para outra, editais são publicados, causando surpresa e felicidade.

Com as possibilidades de novos certames a qualquer momento, é imprescindível que o candidato inicie a sua preparação.

O site Concursos no Brasil dá dicas de como começar os estudos.