Concurso Receita Federal: sindicato reforça necessidade de novo edital

Novo concurso Receita Federal poderá ser autorizado em breve? Durante conversa com o Ministério da Economia, o SindiReceita (Sindicato de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil) destacou a necessidade de um novo certame para o órgão público. O objetivo seria de repor os quadros ociosos, bem como dar prosseguimento ao plano de “inversão da pirâmide […]

Novo concurso Receita Federal poderá ser autorizado em breve? Durante conversa com o Ministério da Economia, o SindiReceita (Sindicato de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil) destacou a necessidade de um novo certame para o órgão público. O objetivo seria de repor os quadros ociosos, bem como dar prosseguimento ao plano de “inversão da pirâmide funcional” (contratar mais analistas do que auditores).

continua depois da publicidade

“A Receita Federal é um órgão essencial ao funcionamento do Estado. Trabalhamos justamente com essa perspectiva para os cargos da carreira Tributária e Aduaneira da RFB que desempenham atividades específicas e típicas de Estado”, sinalizou Geraldo Seixas, presidente do SindReceita.

A reunião ocorreu com a presença do secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart. Ligado ao Ministério da Economia, o representante disse que o novo concurso Receita Federal deverá se apoiar em “perspectivas futuras”. Ele, então, defendeu que o planejamento do certame precisará se basear nas novas rotinas de trabalho e nas limitações de recursos.

Ao longo da mesma reunião, o SindiReceita também cogitou a possibilidade de assegurar estabilidade para os novos concursados da Receita Federal. A reforma administrativa, caso seja aprovada, poderá extinguir o regime jurídico único e garantir carreiras estáveis somente para as cargos “típicos de Estado”. Dessa maneira, a proposta é de fazer com que o órgão público se enquadre nessa categoria.

continua depois da publicidade

Concurso Receita Federal: 3.360 vagas previstas

A Receita Federal já solicitou um novo concurso para 3.360 vagas efetivas. Protocolado em 2020, o pedido prevê a seguinte distribuição das oportunidades:

  • Auditor Fiscal da Receita Federal: 550 vagas;
  • Analista Tributário da Receita Federal:1.500 vagas.
  • Analista Técnico-administrativo: 270 vagas;
  • Assistente Técnico-administrativo: 1.000 vagas;
  • Arquiteto: quatro vagas;
  • Engenheiro: 16 vagas;
  • Contador: 20 vagas.

A solicitação para o concurso Receita Federal ainda não foi devidamente avaliada pela pasta da Economia. Entretanto, sabemos que o órgão possui déficit de aproximadamente 22 mil servidores. Isso indica que um novo certame é mais do que urgente para a reposição de profissionais efetivos.

Último concurso Receita Federal

O concurso anterior foi realizado em 2014, com o objetivo de preencher 278 vagas para o cargo de Auditor Fiscal. Durante a vigência do certame, 534 profissionais foram empossados (quase o dobro das vagas inicialmente ofertadas). Veja as etapas classificatórias em que os candidatos tiveram que participar:

continua depois da publicidade
  • Provas objetivas (valor máximo de 210,0 pontos): os candidatos responderam duas avaliações diferentes. Cada uma delas contava com 70 questões de múltipla escolha;
  • Provas discursivas (valor máximo de 60,0 pontos): duas questões dissertativas sobre Direito Tributário, além de Comércio Internacional e Legislação Aduaneira.