Covas promete realizar concurso de 1.000 vagas em São Paulo

O atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas, prometeu realizar concurso de 1.000 vagas. A promessa foi realizada no seu plano de governo para as eleições de 2020 e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como Covas foi reeleito, ele deve cumprir o planejamento. continua depois da publicidade No caso, o certame que foi […]

O atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas, prometeu realizar concurso de 1.000 vagas. A promessa foi realizada no seu plano de governo para as eleições de 2020 e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como Covas foi reeleito, ele deve cumprir o planejamento.

continua depois da publicidade

No caso, o certame que foi prometido é o concurso Guarda Civil Metropolitana (GCM SP). O certame já havia sido autorizado em 2019 pela Secretaria Municipal de Gestão no ano de 2019 e já houve um acordo desde 2017.

Concurso Guarda Civil Metropolitana

O concurso Guarda Civil, teoricamente, já deveria ter sido realizado. Em 2017, a comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana, Elza Paulina de Souza, assinou um acordo, no qual, estava previsto a contratação de 1.000 profissionais entre 2017 e 2020.

continua depois da publicidade

No entanto, de lá para cá, os trâmites não se desenvolveram como esperado. Em 2019, houve um documento emitido pela GCM que informava que a corporação tinha um efetivo de 6.235 profissionais, sendo que, pela lei de São Paulo, o número de servidores previstos é de 15.000.

Concurso Prefeitura de São Paulo previsto

Além do concurso GCM, existe a expectativa de realização de um certame para a Prefeitura. Em 2020, a Câmara Municipal aprovou o projeto de Lei nº 749/2019 que faz uma mudança na estrutura do funcionalismo público da capital paulista. Bruno Covas já sancionou o PL.

Com isso diversos cargos foram extintos, mas por outro lado, novos foram criados. O maior destaque fica por conta de duas novas agências públicas: a SP Regula e a SP Investimentos e Negócios. São elas que necessitarão de novos certames. Segundo a lei sancionada, serão preenchidos os seguintes cargos:

continua depois da publicidade
  • 150 Analistas de Regulação de Serviços Públicos – nível superior (SP Regula);
  • 400 Técnicos de Fiscalização de Serviços Públicos – nível médio (SP Regula);
  • 20 Analistas de Investimentos – nível superior (SP Investimentos e Negócios).