Concurso PF ainda está em análise; CONFIRMA Ministério da Economia

A autorização oficial do concurso PF (Polícia Federal) estava prevista para sair nesta sexta-feira, dia 04 de dezembro de 2020. Entretanto, o documento não foi publicado no Diário Oficial da União. Existem rumores de que a demora possa estar relacionada com o número total de vagas, que tende a ser reduzido de 2.000 para 1.400. […]

A autorização oficial do concurso PF (Polícia Federal) estava prevista para sair nesta sexta-feira, dia 04 de dezembro de 2020. Entretanto, o documento não foi publicado no Diário Oficial da União. Existem rumores de que a demora possa estar relacionada com o número total de vagas, que tende a ser reduzido de 2.000 para 1.400.

continua depois da publicidade

O Ministério da Economia, por outro lado, não especificou os motivos que impediram a publicação do documento no DOU. Em mensagem encaminhada para a equipe do Tudo Bahia, a pasta disse que não comenta demandas que ainda estão sendo analisadas.

“O Ministério da Economia não comenta demandas de concursos públicos encaminhadas pelos órgãos da Administração Pública Federal que ainda estão em análise. As autorizações, quando realizadas, são publicadas no Diário Oficial da União. (…) Lembramos que o Ministério da Economia apenas autoriza o orçamento para concurso. O agendamento e a realização do certame cabem a cada órgão”, a assessoria informou.

Concurso PF: número de vagas poderá ser reduzido?

Conforme matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, o concurso PF poderia contar com uma redução no quantitativo de vagas. O jornal destacou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, teria vetado as 2.000 oportunidades previstas. Isso porque a restrição fiscal tenderia a impedir o chamamento de novos profissionais para a Polícia Federal.

continua depois da publicidade

A decisão também estaria associada com o período para recrutar e formar os candidatos classificados no certame. Assim sendo, a PF teria que distribuir as vagas para preenchimento imediato e cadastro reserva. A Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), em mensagem encaminhada no dia 20 de novembro, informou que os problemas realmente aconteceram.

No entanto, os ajustes técnicos já teriam sido resolvidos e, com isso, o quantitativo inicial continuaria valendo. “O que a gente sabe é que os problemas apontados na matéria da Folha já foram sanados há algum tempo e que, depois disso, não foi apontada mais nenhuma dificuldade”, explicou a assessoria da federação.

Vale lembrar que, no final de agosto, o presidente Jair Bolsonaro confirmou a realização de um novo concurso PF. “O diretor-geral da Polícia Federal, nós conversamos com o ministro André (Mendonça) da Justiça, conversamos com Paulo Guedes e foram autorizadas, então, a abertura de concurso PF para 2.000 policiais federais”, confirmou em transmissão ao vivo.

continua depois da publicidade

Segundo Bolsonaro, edital do concurso já estaria em seus ‘estágios finais’

No dia 08 de outubro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o edital do novo concurso PF já estaria em seus estágios finais. Seu pronunciamento aconteceu durante cerimônia do curso de formação dos policiais federais. “Estamos ultimando a confecção do edital de modo que o possamos ter esse efetivo a mais para combater o crime organizado no país”, disse.

Conforme informações preliminares, as vagas seriam distribuídas para os seguintes cargos:

  • Agente da Polícia Federal: 1.016 vagas;
  • Escrivão da Polícia Federal: 600 vagas;
  • Delegado da Polícia Federal: 300 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.