Concurso Anvisa: edital pode ser lançado em 2021?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é mais uma autarquia federal que, apesar de ter deficit de servidores em seu quadro, está sem previsão de edital para 2021 (concurso Anvisa). continua depois da publicidade Sabemos que 2020 não foi um ano favorável à abertura de concurso federal algum, principalmente pelo continuado contingenciamento do governo […]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é mais uma autarquia federal que, apesar de ter deficit de servidores em seu quadro, está sem previsão de edital para 2021 (concurso Anvisa).

continua depois da publicidade

Sabemos que 2020 não foi um ano favorável à abertura de concurso federal algum, principalmente pelo continuado contingenciamento do governo federal em busca de melhora na situação fiscal.

Acrescente-se a isso o fato de que foi um ano que ficou estagnado por causa de outro problema, de ordem mundial e inesperada: a pandemia da Covid-19.

continua depois da publicidade

Estamos nos aproximando do final de 2020 e a situação de calamidade na saúde pública ainda não tem data para acabar, apesar do surgimento das primeiras e promissoras vacinas.

A Anvisa, apesar de ser um órgão estratégico para o combate à pandemia, não teve autorização para renovar seu quadro, pelo menos até o momento.

Concurso Anvisa: cargos vagos

Antes de falar das vagas futuras da Anvisa, é preciso lembrar que a Agência ainda tem concurso com plena vigência.

continua depois da publicidade

Trata-se do certame de 2016, cuja validade expiraria em março de 2021, mas que, por causa da calamidade pública ocasionada pela pandemia, teve a contagem de prazo suspensa.

Ou seja, além de não estar sendo fácil conseguir autorização ministerial para abertura de vagas, a Anvisa ainda tem seleção em andamento.

Juntando todos esses fatores (pandemia, situação fiscal e concurso ainda com validade), chegamos à conclusão de que não há uma previsão clara de concurso para essa Agência em 2021.

continua depois da publicidade

O número de vacâncias na Anvisa, segundo um levantamento do começo de 2021, estava em torno de 93 cargos.

O último pedido de concurso feito pela autarquia regulatória federal, encaminhado em maio de 2020,  previa a provisão de 89 vagas.

Veja abaixo a distribuição dessas possíveis vagas:

continua depois da publicidade
  • Técnico Administrativo – 39 vagas de ensino médio ou curso técnico;
  • Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – 36 vagas, nível superior em diversas áreas;
  • Analista Administrativo – 11 vagas de nível superior em diferentes áreas;
  • Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária – 3 vagas de nível médio ou técnico.

Último concurso Anvisa é de 2016

O concurso da Anvisa mais recente teve a meta de preencher 78 vagas e formar cadastro reserva.

O cargo em questão foi de Técnico Administrativo, com remuneração inicial, na época, de R$ 6.002,14 para desempenhar suas atribuições em jornada de 40 horas semanais.

Na seleção, a banca organizadora Cebraspe aplicou provas objetivas e prova discursiva.