Concurso Receita Federal: autorização pode sair em 2021

Atenção concurseiros do Brasil! O concurso Receita Federal poderá ser autorizado em breve pelo Ministério da Economia. Há uma expectativa de que 500 oportunidades possam ser liberadas ainda no primeiro semestre de 2021. continua depois da publicidade Sobre o aval em 2021 A Receita Federal do Brasil (RFB) vem perdendo um número significativo de servidores […]

Atenção concurseiros do Brasil! O concurso Receita Federal poderá ser autorizado em breve pelo Ministério da Economia. Há uma expectativa de que 500 oportunidades possam ser liberadas ainda no primeiro semestre de 2021.

continua depois da publicidade

Sobre o aval em 2021

A Receita Federal do Brasil (RFB) vem perdendo um número significativo de servidores ao longo dos últimos anos por causa de aposentadorias e afastamentos. Com isso, estima-se que o déficit seja de mais de 22 mil vagas, com tendência de aumento para os próximos anos se nada for feito.

Sendo assim, em 2020, a Receita Federal pediu a realização de um novo certame com 3.360 vagas. No entanto, o orçamento para 2021 estará bastante comprometido por causa da crise econômica derivada da pandemia. Portanto, é aguardado que o certame tenha 500 oportunidades.

continua depois da publicidade

A expectativa de que o Ministério da Economia libere o concurso Receita Federal fez com que houvesse um encontro entre o SindiReceita (Sindicato de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil) e o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart. A reunião também colocou em pauta a reforma administrativa.

Mais detalhes do concurso Receita Federal

O concurso Receita Federal é aguardado pelos concurseiros e também pelos próprios servidores do órgão, pois o déficit continua aumentando. Em 2020, foram solicitadas 3.360 vagas para os quadros da (RFB). Veja abaixo a distribuição do pedido original:

Carreira Tributária e Aduaneira

  • Auditor Fiscal da Receita Federal: 550 vagas solicitadas;
  • Analista Tributário da Receita Federal:1.500 vagas.

Secretaria da Fazenda

  • Analista Técnico-administrativo: 270 vagas;
  • Assistente Técnico-administrativo: 1.000 vagas.

Cargos específicos conforme Lei nº 12.277/2010

  • Arquiteto: quatro vagas;
  • Engenheiro: 16 vagas;
  • Contador: 20 vagas.

Além da grande quantidade de vagas, o concurso Receita Federal é muito esperado pela remuneração dos servidores. Dependendo do cargo, o recém-contratado pode ganhar cerca de R$ 12 mil.

continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que a quantidade de vagas pedidas pela RFB não deve ser contemplada pelo Ministério da Economia. O órgão de fiscalização já vem sofrendo com cortes de verba desde o ano passado, quando cerca de R$ 1 bilhão foram cortados de seu orçamento, gerando reclamações.