Concurso Polícia Federal pode divulgar BANCA ORGANIZADORA em breve

A autorização do concurso Polícia Federal foi dada no início deste mês de dezembro. Agora, a corporação está conversando com diversas instituições para definir a banca organizadora do certame. Considerando a urgência da seleção em publicar o edital, é possível que a empresa contratada seja divulgada nos próximos dias. continua depois da publicidade Entre os […]

A autorização do concurso Polícia Federal foi dada no início deste mês de dezembro. Agora, a corporação está conversando com diversas instituições para definir a banca organizadora do certame. Considerando a urgência da seleção em publicar o edital, é possível que a empresa contratada seja divulgada nos próximos dias.

continua depois da publicidade

Entre os favoritos para cuidar de todas etapas está o Cebraspe. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Boudens, o centro de pesquisa é queridinho. “É bem provável pelo histórico, pela capacidade deles, pela prontidão, é bem provável. Aliás, sempre busca o candidato mais forte pelo nível de organização deles pela qualidade das provas também”, afirmou.

Vagas autorizadas do concurso Polícia Federal

Inicialmente foi divulgado que o concurso PF teria 2 mil vagas. Mas, na autorização, foram liberadas 1.500 vagas para profissionais de nível superior. Ao que tudo indica, podem haver outras 500 vagas para aprovados remanescentes.

continua depois da publicidade

Os vencimentos esperados variam entre R$ 11 mil e R$ 22 mil dependendo do cargo. O edital está previsto para ser lançado em janeiro de 2021 e oportunidades abertas serão de:

  • Agente da Polícia Federal: 893 vagas;
  • Escrivão da Polícia Federal: 400 vagas;
  • Delegado da Polícia Federal: 123 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.

No último concurso Polícia Federal, foram ofertados os mesmos cargos mais o de Perito. Contudo, o novo certame não contará com vagas para esta função, o que foi criticado por Marcos Camargo, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

“O déficit de peritos certamente prejudica a instrução do processo penal e a ampla defesa e, assim, o Estado de Direito fica enfraquecido. O concurso para as categorias que compõe a Polícia Federal é fundamental. É lamentável e muito preocupante, contudo, a ausência de vagas para perito criminal federal”, pontuou.

continua depois da publicidade

Como serão as etapas?

Caso o novo concurso PF siga o modelo de certames anteriores, é possível que várias etapas sejam realizadas com diferentes tipos de avaliações. Vale ressaltar que apenas algumas são obrigatórias para todos os cargos, enquanto outras provas são específicas levando em consideração as atividades de cada função.

Sendo assim, os candidatos devem se preparar para passar por:

  • Provas escritas (objetiva e discursiva);
  • Exame de aptidão física;
  • Prova oral (somente para Delegado);
  • Prova prática de digitação (somente para Escrivão);
  • Avaliação médica;
  • Avaliação psicológica; e
  • Avaliação de títulos (somente para Delegado).

Normalmente, o espaço de tempo entre o lançamento do edital do concurso Polícia Federal e realização das etapas é de quatro meses. No entanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou um pedido de mudança nos prazos previstos das provas.

continua depois da publicidade

O objetivo é encurtar o período pela metade, dessa forma, é possível que as provas sejam realizadas dois meses após o edital. Conforme divulgou o site Concursos no Brasil, modificação ainda está em análise no Ministério da Economia, esperando aprovação.