Concurso Embasa: Edital pode sair no segundo semestre de 2021

O novo concurso Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.) continua sendo bastante aguardado no estado. Mas até o momento, não há mais novidades concretas, além daquelas que já sabemos. continua depois da publicidade Concurso Polícia Civil PC BA: Edital até final de 2021 para 1.000 vagas Quem não terá direito às novas parcelas […]

O novo concurso Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.) continua sendo bastante aguardado no estado. Mas até o momento, não há mais novidades concretas, além daquelas que já sabemos.

continua depois da publicidade

Em pauta, está a previsão de serem preenchidas, no mínimo, 854 vagas para diversos cargos das áreas técnica e operacional.

Atualmente, embora pese a questão orçamentária e, claro, a situação sanitária (pandemia), existem chances desse concurso público ser lançado até o final de 2021.

continua depois da publicidade

Status atual do concurso Embasa

A notícia recente e mais animadora sobre o concurso público da Embasa partiu do próprio governador Rui Costa, em fevereiro de 2021.

Ele disse para uma rádio que esse edital poderia ser lançado até o final do segundo semestre de 2021. Com isso, toda a tramitação do concurso aconteceria mesmo só em 2022:

“Você pode realizar algum concurso no final do ano, já que só poderá ser chamado ano que vem, porque senão você cria uma falsa expectativa, e a pessoa só vai poder ser chamada ano que vem. Então, se concurso houver, em algumas dessas áreas, só será feito no segundo semestre, porque a lei proíbe de chamar qualquer pessoa nova que eleve a despesa de pessoal até dezembro desse ano”

Anunciado em 2019, o concurso até chegou a ser cotado para 2020. Mas aí veio a pandemia e a situação dos estados brasileiros foi radicalmente transformada.

continua depois da publicidade

Embora não se tenha do governo uma nota oficial, houve, de 2019 para cá, indícios de que a banca do concurso Embasa deva ser o Instituto AOCP.

Não conseguimos obter do próprio Instituto uma confirmação, mas, segundo documentos oficiais internos, a dispensa de licitação já teria sido homologada. O que pode mudar, até o lançamento do edital, é o valor global do contrato (era, em 2019, orçado em 4,5 milhões de reais).

Concurso Embasa: cargos e salários

Os salários previstos para as futuras vagas da Embasa serão bem superiores aos do seu último concurso, de 2017. Naquela época, variaram de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31.

continua depois da publicidade

Os cargos oferecidos foram os seguintes:

  • Nível médio ou técnico: Agente Administrativo, Agente Operacional, Assistente de Laboratório, Operador de Processos de Água e de Esgoto, Técnico Operacional (Edificações), Técnico em Eletromecânica;
  • Nível superior: Analista de Tecnologia da Informação (Desenvolvimento), Contador/Analista de Gestão (Ciências Contábeis), Engenheiro Civil/Produção Civil, Engenheiro Sanitário/Ambiental e Engenheiro Eletricista.

Concurso Embasa: histórico de previsões

O concurso Embasa já apareceu em duas leis orçamentárias anteriores a 2020, e mesmo assim não chegou a ser realizado no ano seguinte.

De 2020 até nossos dias, por exemplo, a justificativa que mais pode estar influenciando a não realização é a da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

continua depois da publicidade

Originalmente, o pedido foi feito em 2018, tendo em vista o orçamento de 2019. Foram pedidas 854 vagas, mas, na PLOA, foram especificadas 850 oportunidades.

Apesar de tudo isso, um concurso público de respaldo como esse da Embasa pode surgir de forma inesperada. Quem não acompanhou, dias atrás, o lançamento do edital do Banco do Brasil 2021, sobre o qual não havia grande expectativa de que saísse?

Por isso, é interessante que o concurseiro comece a estudar para as provas da Embasa o mais antecipadamente possível. O fato é que, dessa vez, os trâmites estão mais acelerados e a probabilidade do concurso ocorrer é bem maior, como disse o governador Rui Costa.

Veja também: