Concurso Senado Federal: 40 vagas previstas para 2021

O concurso Senado Federal está previsto para 2021! De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), existe a previsão de contemplar 40 vagas efetivas por meio do novo certame da Casa. Esse quantitativo já era esperado desde o início de 2020, mas o contexto de pandemia ocasionou na interrupção do cronograma preliminar. continua depois […]

O concurso Senado Federal está previsto para 2021! De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), existe a previsão de contemplar 40 vagas efetivas por meio do novo certame da Casa. Esse quantitativo já era esperado desde o início de 2020, mas o contexto de pandemia ocasionou na interrupção do cronograma preliminar.

continua depois da publicidade

O Senado Federal já acumular um déficit de 1.467 cargos vagos. Esses postos ociosos dizem respeito às aposentadorias, exonerações e eventuais desligamentos de profissionais. Em termos gerais, a Casa precisa repor 180 policiais legislativos, seis advogados e 585 analistas legislativos.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o próximo concurso Senado Federal. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias nacionais e internacionais!

continua depois da publicidade

Concurso Senado Federal: banca ainda não foi definida

Antes de ser devidamente revogada, a comissão examinadora do concurso já havia finalizado a análise das propostas das instituições organizadoras. A assessoria da Casa confirmou que três bancas foram habilitadas para concorrer à função: Cebraspe, IDECAN e FGV.

Existiam boatos de que o Cebraspe já havia sido escolhido para ser a instituição organizadora. Entretanto, a informação foi desmentida pelo Senado Federal. A assinatura definitiva só deve acontecer após análise das normas procedimentais, que foram estabelecidas pelo Ato da Diretoria-Geral nº 9/2015.

“O Senado Federal não fez qual quer contratação de banca para realização do concurso público autorizado pelo Ato da Comissão Diretora n° 2, de 2019. Quaisquer decisões sobre o futuro concurso serão tomadas quando houver instituição de nova comissão examinadora”, a assessoria informou, no final de agosto de 2020, para site o Concursos no Brasil.

Concurso Senado Federal: vagas previstas

Além de formação de cadastro reserva, o concurso Senado Federal deverá abranger ao menos 40 vagas efetivas. Essas oportunidades possivelmente serão distribuídas da seguinte maneira:

continua depois da publicidade
  • Nível médio: 24 vagas para Técnico Legislativo (Policial Legislativo);
  • Nível superior: quatro vagas para Advogado e 12 vagas em diversas especialidades de Analista Legislativo (Administração, Arquivologia, Assistência Social, Contabilidade, Enfermagem, Informática Legislativa, Processo Legislativo, Registro e Redação Parlamentar, Engenharia do Trabalho e Engenharia Eletrônica e Telecomunicações).

Projeto básico trouxe informações preliminares sobre as etapas do certame

Conforme projeto básico encaminhado para as instituições organizadoras, o concurso Senado Federal poderá ser composto pelas seguintes fases:

  • Prova objetiva: 200 itens de “certo” ou “errado”;
  • Prova discursiva para todos os candidatos (exceto para o cargo de Advogado);
  • Prova prática para o cargo de Analista Legislativo – Registro e Redação Parlamentar;
  • Exame de sanidade física e mental (cargo de Policial Legislativo);
  • Teste de aptidão física (TAF) para Policial Legislativo;
  • Exame psicotécnico (cargo de Policial Legislativo);
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social para o cargo de Policial Legislativo;
  • Prova oral para o cargo de Advogado;
  • Prova de títulos em caráter classificatório para todos os candidatos;
  • Perícia médica aos candidatos com deficiência (PcD);
  • Procedimento de heteroidentificação aos inscritos nas cotas para negros.