Concurso AMN: edital emergencial foi autorizado e deve sair em breve

Por causa de uma situação emergencial, um edital foi autorizado para o concurso ANM (Agência Nacional de Mineração) e deve ser lançado em breve. No caso, o processo seletivo terá 40 vagas para profissionais da área de barragens. O Cebraspe já foi definido como banca organizadora. continua depois da publicidade A autorização do certame foi […]

Por causa de uma situação emergencial, um edital foi autorizado para o concurso ANM (Agência Nacional de Mineração) e deve ser lançado em breve. No caso, o processo seletivo terá 40 vagas para profissionais da área de barragens. O Cebraspe já foi definido como banca organizadora.

continua depois da publicidade

A autorização do certame foi dada em 24 de novembro de 2020 e foi publicada no Diário Oficial da União.

Vagas no processo seletivo ANM

Como informado, o processo seletivo ANM contará com 40 oportunidades para o Setor de Segurança de Barragens de Mineração da ANM (Técnico em Segurança de Barragens de Mineração).

continua depois da publicidade

A remuneração será de cerca de R$ 8.300, sendo que ainda não foram confirmados os requisitos para poder participar do certame.

Por se tratar de um seletivo, o contrato será temporário, podendo durar no máximo quatro anos.

Como será a seleção

Geralmente, o processo seletivo da ANM conta com provas objetivas para selecionar os seus candidatos. Não está descartada a possibilidade de avaliações discursivas e de títulos. No entanto, a confirmação só virá com a divulgação do edital.

continua depois da publicidade

Urgência nas contratações

A autorização ocorreu devido a diversas demandas que a agência não estava conseguindo cumprir por falta de profissionais. Tragédias como as que ocorreram nas barragens de Mariana e Brumadinho acentuaram a necessidade de mais profissionais.

“A entrada de novos servidores é urgente, visto que há um grande número de servidores aptos a se aposentarem, e é imperativo que ocorra a transferência de conhecimento setorial e específico relativo a distritos mineiros. Além disso, hoje há um reduzido quadro técnico especializado em algumas áreas, como por exemplo gestão de segurança de barragens”, informou um relatório da ANM em 2018.

Sobre um novo concurso ANM

Além do processo seletivo, ainda é esperado que um novo concurso ANM seja realizado em 2021 para preencher pelo menos 150 vagas nos quadros da agência para Recursos Minerais.

continua depois da publicidade

Mesmo com a intenção de se realizar novos certames, o déficit da ANM continuará grande. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), 1.300 cargos precisam de servidores.