Concursos PF e PRF podem ter nomeações em setembro de 2021

Tanto o concurso da Polícia Federal como o da Polícia Rodoviária Federal foram autorizados e podem ter seus editais publicados neste mês de janeiro. Ambos os certames contrataram o Cebraspe como banca organizadora e podem ter etapas realizadas ainda no primeiro semestre de 2021. Sendo assim, a previsão é que as nomeações dos concursos PF […]

Tanto o concurso da Polícia Federal como o da Polícia Rodoviária Federal foram autorizados e podem ter seus editais publicados neste mês de janeiro. Ambos os certames contrataram o Cebraspe como banca organizadora e podem ter etapas realizadas ainda no primeiro semestre de 2021. Sendo assim, a previsão é que as nomeações dos concursos PF e PRF tenham início no mês de setembro.

continua depois da publicidade

Isso será possível caso o Curso de Formação de Policiais aconteça até agosto de 2021. Logo, é necessário que as demais etapas sejam realizadas com a maior celeridade possível. As seleções contarão com:

Pode haver ainda prova de títulos e outras fases específicas de acordo com o cargo pleiteado. Os concursos PF e PRF irão ofertar, cada um, 1.500 vagas imediatas para nível superior. Com exceção de Delegado da Polícia Federal que requer graduação em Direito, os outros cargos não pedem área de formação específica. Logo, os candidatos podem ser graduados em qualquer área do conhecimento.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que, além das três mil oportunidades somadas nos dois editais, o governo federal autorizou a convocação de excedentes. Dessa forma, cada certame poderá nomear outros 500 aprovados ao longo de 2022.

Cebraspe como banca dos concursos PF e PRF

O Cebraspe será responsável pelas etapas de ambas as seleções. Com a banca definida, o edital não deve demorar muito para sair. Contudo, os candidatos precisam se preparar mesmo antes da liberação do documento. Por isso, é importante saber como a empresa costuma realizar as avaliações.

Interessados em participar dos concursos PF e PRF devem ficar atentos ao formato utilizado pela banca, que é conhecida por ser uma das mais difíceis. O Cebraspe, diferente de outras organizadoras, não monta questões de múltipla escolha e conta a pontuação de outra maneira. Suas provas são compostas por perguntas de Certo ou Errado.

continua depois da publicidade

Sendo assim, o candidato deve marcar C (certo) ou E (errado) para cada item da avaliação. A cada acerto, um ponto é somado à nota. No entanto, cada erro cancela um acerto. Ou seja, se o concorrente acertou metade da prova, mas errou a outra, sua nota será zero. Por isso, é essencial ficar atento, principalmente na hora de marcar o cartão resposta.