Concurso PF 2021: governo autoriza provas em 2 meses após edital

O Ministério da Economia autorizou a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital do certame e a realização da primeira prova do concurso PF 2021. continua depois da publicidade A portaria SEDGG/ME nº 25.634 está publicada no Diário Oficial da União de 06 de janeiro de 2021. Em […]

O Ministério da Economia autorizou a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital do certame e a realização da primeira prova do concurso PF 2021.

continua depois da publicidade

A portaria SEDGG/ME nº 25.634 está publicada no Diário Oficial da União de 06 de janeiro de 2021.

Em dezembro de 2020, o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tercio Issami Tokano, enviou um oficio ao Ministério da Economia solicitando que, após a publicação do edital do concurso da Polícia Federal, a prova ocorra em 60 dias, ou seja, 2 meses.

continua depois da publicidade

A justificativa para a redução no cronograma do concurso Polícia Federal é que “foi estipulado de forma que possa ocorrer o provimento nos 1.500 cargos da Carreira Policial Federal ainda no ano de 2021”. No entanto, além das provas do concurso que formam a primeira etapa, os candidatos devem passar por um Curso de Formação Policial.

Concurso PF 2021: convocações devem ocorrer em agosto

De acordo com informações da diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, delegada Cecília Silva Franco, a instituição pretende chamar os aprovados no concurso Polícia Federal em agosto. A convocação será para o Curso de Formação, com provisão por completo em até dezembro.

Além disso, foi comentado como será o concurso Polícia Federal será em relação as cotas. De acordo com a delegada, o próximo edital trará a regra de que classificados que não atenderem os requisitos para ficar na seleção das cotas, serão reclassificados na listagem geral.

continua depois da publicidade

Anteriormente, candidatos que não atendessem aos requisitos das cotas raciais eram automaticamente eliminados do concurso público.

Concurso da Polícia Federal vai abrir 1.500 vagas

A banca organizadora, conforme dispensa de licitação de nº 11/2020, a empresa foi oficialmente contratada. O Cebraspe, assim como nos concursos anteriores, ficará responsável por todas as etapas eliminatórias e classificatórias do concurso PF 2021.

De acordo com a autorização para o concurso Polícia Federal, as 1.500 vagas serão distribuídas entre os seguintes cargos:

continua depois da publicidade
  • Agente da Polícia Federal: 893 vagas;
  • Escrivão da Polícia Federal: 400 vagas;
  • Delegado da Polícia Federal: 123 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.

Recentemente, durante encerramento do curso de formação da PF, Bolsonaro informou que o edital do concurso PF 2021 já está nos seus estágios finais.

“Estamos ultimando a confecção do edital de modo que o possamos ter esse efetivo a mais para combater o crime organizado no país”, destacou o presidente no dia 08 de outubro de 2020.