Concurso PF 2021: diretora fala de edital, etapas e convocações

A diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Cecília Franco, durante entrevista para a Folha Dirigida, deu detalhes de como será o concurso PF 2021. De acordo com Franco, o edital deverá ser publicado até o dia 22 de janeiro de 2021. continua depois da publicidade Além disso, durante a entrevista, ela afirmou que a […]

A diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Cecília Franco, durante entrevista para a Folha Dirigida, deu detalhes de como será o concurso PF 2021. De acordo com Franco, o edital deverá ser publicado até o dia 22 de janeiro de 2021.

continua depois da publicidade

Além disso, durante a entrevista, ela afirmou que a aplicação das provas objetivas e discursivas estão previstas para o mês de março e terá DATA DIFERENTE da avaliação da Polícia Rodoviária Federal.

Recentemente, o Ministério da Economia autorizou a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital do certame e a realização da primeira prova do concurso PF 2021.

continua depois da publicidade

Não bastasse a manutenção da banca do último concurso, o Cebraspe, a seleção deste ano da Polícia Federal terá também a mesma estrutura de 2018.

Concurso PF 2021: quais as novidades do certame?

Ainda durante a entrevista, a diretora descartou a inclusão da disciplina de Língua Inglesa no conteúdo programático e pontuou mudanças que serão aplicadas já no novo certame, como os aprovados nas provas objetiva e discursiva, que forem eliminados no sistema de cotas raciais, serão remanejados para as vagas de ampla concorrência.

Além disso, será aceita somente uma inscrição por cargo para cada candidato e os melhores classificados no Curso de Formação Profissional poderão escolher a lotação.

continua depois da publicidade

“Todas as unidades da Região Norte devem realmente ser contempladas com vagas. Fora essa região, há uma faixa de fronteira com grande necessidade no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná, especialmente Foz do Iguaçu e Guaíra”, afirmou a diretora sobre as chances confirmadas.

Concurso da Polícia Federal vai abrir 1.500 vagas

A banca organizadora, conforme dispensa de licitação de nº 11/2020, a empresa foi oficialmente contratada. O Cebraspe, assim como nos concursos anteriores, ficará responsável por todas as etapas eliminatórias e classificatórias do concurso PF 2021.

De acordo com a autorização para o concurso Polícia Federal, as 1.500 vagas serão distribuídas entre os seguintes cargos:

continua depois da publicidade
  • Agente da Polícia Federal: 893 vagas;
  • Escrivão da Polícia Federal: 400 vagas;
  • Delegado da Polícia Federal: 123 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.

Recentemente, durante encerramento do curso de formação da PF, Bolsonaro informou que o edital do concurso PF 2021 já está nos seus estágios finais.

“Estamos ultimando a confecção do edital de modo que o possamos ter esse efetivo a mais para combater o crime organizado no país”, destacou o presidente no dia 08 de outubro de 2020.