Concurso Ibama e ICMBio: Mourão indica abertura de 740 vagas; confira

Mourão informou que a expectativa é de garantir 740 novas contratações em concurso para Ibama e ICMBio. Saiba os detalhes.

Durante reunião do Conselho da Amazônia Legal, o vice-presidente da república, Hamilton Mourão, indicou que um novo edital poderá ser liberado em breve. A expectativa é de providenciar concurso público para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

continua depois da publicidade

Mourão informou que a expectativa é de garantir 740 novas contratações. A informação por parte do vice-presidente não foi detalhista. Portanto, ele não mencionou quais os cargos podem ter a oferta de vagas. Outro detalhe é que ainda não houve nenhuma informação por parte dos órgãos mencionados e nem do Ministério da Economia, especificamente sobre os concursos Ibama e ICMBio.

Mourão destacou, ainda, sobre a necessidade da realização do concurso para preenchimento das equipes dos órgãos, que estão sem efetivo e com certame defasado. A notícia é recebida por muitos com certa cautela. Até porque, em 2020, Mourão já havia sinalizado concursos para órgãos ambientais. Todavia, sem a confirmação até hoje dos órgãos.

continua depois da publicidade

É importante frisarmos que o último concurso realizado pelo Ibama, especificamente para Analista Ambiental, foi há 10 anos, quando houve a abertura de apenas 108 vagas. Do total, 27 postos foram destinados à área de fiscalização ambiental. Existe uma defasagem de mais de 1.100 analistas ambientais, segundo dados do Ministério Público Federal.

Concurso Ibama

Em junho de 2021, o então Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, concedeu entrevista coletiva para anunciar sua demissão do cargo. Na mesma ocasião, ele também afirmou que um novo concurso estava sendo estudado pelo Ibama e que poderia sair em breve.

Já o novo ministro, Joaquim Leite, não se manifestou ainda sobre novos concursos. Dados recentes mostram que a defasagem no órgão já chega a 2.947 cargos.

continua depois da publicidade