Concurso IBGE: previsão no PLOA 2022 não é suficiente para realização do Censo, afirma instituto

O IBGE buscará, junto ao Congresso, o apoio necessário que convença da necessidade de realização do Censo em 2022. Saiba mais.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística manifestou-se após ser divulgado, pelo projeto orçamentário de 2022, o valor previsto para o Censo Demográfico. Conforme nota divulgada pelo IBGE, o orçamento definido pelo governo não será suficiente para realizar a seleção no ano que vem.

continua depois da publicidade

Existem alguns parâmetros técnicos determinados pelo Supremo Tribunal Federal, STF, que devem ser observados. Para tanto, o investimento logístico é alto. O IBGE buscará, junto ao Congresso, o apoio necessário que convença da necessidade de realização do Censo em 2022.

De acordo com a nota publicada, a Junta de Execução Orçamentária (JEO) estabelecia um valor global de R$ 2 bilhões para execução do Censo 2022. A quantia, no entanto, deveria chegar a R$ 2.292.907.087, sendo reafirmado pelo órgão.

continua depois da publicidade

Em contrapartida, já no segundo semestre de agosto de 2021, o governo informou que o PLOA estava em fase de consolidação e não caberia mais ao IBGE fazer reajustes sobre o valor. Igualmente, o ofício do governo informou que seria uma alternativa pleitear, junto ao Congresso Nacional, a complementação do orçamento ou, também, conseguir crédito adicional.

De acordo com o instituto, o governo, por determinação prevista pelo STF, deve atuar na elaboração dos meios financeiros para que a pesquisa censitária ocorra.

Importância do Censo Demográfico do IBGE

O Censo Demográfico é importante para mapear as condições de vida da população, as mudanças, situações de estados e municípios. Por meio dos dados colhidos pelos recenseadores, o governo consegue captar informações sobre número populacional, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH),  crescimento e decréscimo populacional, dados sobre educação, saúde, fluxos migratórios, entre outros.

continua depois da publicidade

Como ocorrem mudanças constantes, a cada 10 anos é necessário fazer um novo levantamento completo desses dados. Para que seja realizado o Censo, é necessário uma logística muito grande que envolve equipamentos e, sobretudo, contratação de temporários e efetivos.