Concurso ICMBio: conheça os requisitos e atribuições para Técnico Ambiental

Concurso ICMBio: maior parte das vagas autorizadas pelo Ministério da Economia é destinada ao cargo de Técnico Ambiental.

A primeira semana de setembro de 2021 começou com uma excelente notícia, dada pelo Ministério da Economia. Saiu a aguardada autorização para o concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)!

continua depois da publicidade

Com 171 vagas liberadas, o órgão, que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, conseguirá reforçar, ainda que em parte, o seu contingente de fiscalização ambiental, principalmente nas áreas que abrangem a Amazônia Legal.

A distribuição das oportunidades é a seguinte: o cargo de Técnico Ambiental preencherá 110 vagas e o cargo de Analista Ambiental, 61 vagas. Vale ressaltar que o Ministério também autorizou concurso para o órgão parceiro do ICMBio, que é o Ibama. Nesse, a quantidade de vagas foi bem maior (568, ao todo).

continua depois da publicidade

Quais os requisitos e atribuições do cargo de Técnico Ambiental do ICMBio

Como o “carro-chefe” do próximo concurso ICMBio é o cargo de Técnico Ambiental, você, que está pretendendo conquistar uma vaga, sabe quais os requisitos?

Bem, para disputar a uma das 110 vagas, basta, simplesmente, ter o certificado devidamente registrado de conclusão de curso de ensino médio ou até mesmo curso técnico. Por conta disso, será um concurso com uma concorrência considerável. 

O Técnico Ambiental do ICMBio, geralmente, trabalha no suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais. Também executam atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações especializadas. Ademais, orientam e controlam processos voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.

continua depois da publicidade

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, os novos servidores do ICMBio e Ibama contribuirão para combater o desmatamento ilegal na Amazônia Legal:

Com esta ação, reiteramos o compromisso do Governo Federal em trabalhar de maneira integrada para eliminar o desmatamento ilegal, com a plena e pronta aplicação do nosso Código Florestal

Segundo a assessoria do MMA, o impacto anual dessas contratações para o Governo Federal será de cerca de R$ 72 milhões.