Confira 3 poderosos chás que te ajudam a ter uma boa noite de sono

Dormir bem é fundamental para uma boa saúde — veja quais chás podem melhorar a qualidade do seu sono.

Só quem tem dificuldades para dormir sabe como a insônia impacta diretamente na produtividade e na saúde, de uma forma geral. A privação de sono tem relação com baixa imunidade, ganho de peso, irritabilidade, baixo rendimento acadêmico e até mesmo com desequilíbrios hormonais.

continua depois da publicidade

Dependendo da situação e da frequência com a qual a insônia acontece, é preciso buscar ajuda médica, realizar exames, tratamentos e, em alguns casos, usar aparelhos que melhoram a qualidade do sono, como é o caso do CPAP.

Antes de se desesperar, no entanto, você pode tentar alguns métodos naturais para dormir melhor. Nesse sentido, sugerimos o preparo de alguns chás que nos ajudam a relaxar e, consequentemente, facilitam a tarefa de pegar no sono. Confira.

continua depois da publicidade

Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira é uma velha conhecida da sabedoria popular quando o intuito é acalmar, relaxar e ajudar a dormir.

Para fazer, use 5 g de erva-cidreira e 250 ml de água. Primeiro, esquente a água até que ela quase ferva, coloque a erva-cidreira e aguarde 10 minutinhos antes de tomar. Coe bem o chá e beba em seguida. O ideal é fazer esse preparo 30 minutos antes da sua hora habitual de dormir.

Chá de camomila

A camomila é conhecida por ser calmante e relaxante, por isso é considerada uma mão na roda pelas pessoas que têm dificuldades de pegar no sono.

continua depois da publicidade

Para preparar seu chá de camomila, siga as mesmas instruções de preparo do item anterior.

Chá de maracujá

A fruta é famosa por suas propriedades relaxantes e calmantes. Para o preparo do chá, você vai precisar de 1 colher (chá) de folhas secas de maracujá e 150 ml de água fervente. Coloque a água em uma xícara, acrescente as folhas secas e deixe repousando por 10 minutos. Coe antes de beber. Você pode tomar esse chá várias vezes ao longo do dia.

E aí, gostou das nossas dicas? Lembre-se de que alguns tipos de insônia têm a ver com doenças e distúrbios, por isso, caso o problema seja persistente, é recomendado buscar ajuda médica.

continua depois da publicidade