Confira 4 flores comestíveis para incluir nas suas receitas

Além de dar um visual elegante aos mais diversos tipos de pratos, as flores comestíveis também são muito saborosas.

Você com certeza já viu um bolo enfeitado com flores ou, então, algum tipo de drink cheio de pétalas. Não é instintiva a ideia de incluir flores no preparo de alimentos e bebidas, mas elas são tão bonitas que, desde a Idade Média, há pesquisas a respeito de como se pode utilizar essas plantas na culinária.

continua depois da publicidade

Com a passagem dos anos e com os avanços dos estudos na área da Botânica, hoje sabemos que aproximadamente 90% das flores são comestíveis. O problema é que as que não podem ser consumidas costumam ser tóxicas, por isso é fundamental buscar fornecedores confiáveis na hora de comprar seu ingrediente floral.

Além desse cuidado, atente-se também ao fato de que, por serem estruturas delicadas, as flores não podem ficar de molho, por exemplo, e precisam ser acrescentadas às receitas da forma correta, com muito cuidado. Veja, a seguir, algumas flores que são, além de bonitas, comestíveis:

continua depois da publicidade

1. Amor-perfeito

Essa é uma velha conhecida, mas nem todo mundo sabe que o amor-perfeito pode ser consumido sem problemas. Suas pétalas têm sabor adocicado, bem suave, e ficam lindas quando o assunto é a decoração de pratos e saladas.

2. Lavanda

A lavanda é uma flor bonita, delicada e muito perfumada. Pode ser utilizada no preparo de chás e sobremesas, conferindo um sabor bem peculiar e com um toque mais cítrico.

3. Rosas

Sim, rosas são comestíveis. Populares no preparo de bolos e outros tipos de sobremesas, as pétalas mais famosas do jardim dão um visual elegante aos pratos e, quando falamos em seu uso como ingrediente não visível, as rosas são excelentes para o preparo de geleias e caldas — mas veja como é o sabor antes de colocá-las nas receitas.

continua depois da publicidade

Algumas são adocicadas e outras, mais amargas.

4. Calêndula

Mais uma flor belíssima que pode ser utilizada em algumas receitas culinárias. Nesse caso, no entanto, o que se recomenda é o uso apenas de suas pétalas e para pratos quentes. Por ter um sabor forte e mais amargo, as pétalas da calêndula podem ser uma excelente forma de substituir o açafrão.

E aí, você já sabia que essas flores são comestíveis? Que tal escolher alguma delas para preparar uma receita especial aí em sua casa?

continua depois da publicidade