Confira 5 materiais que não devem ser lavados com água sanitária

Apesar de ser um coringa nos cuidados domésticos, o produto deve ser usado com cautela e alguns cuidados básicos. Saiba mais a seguir.

A água sanitária é um produto excelente e que pode ser utilizado na limpeza doméstica e até mesmo para desinfetar produtos da feira, como alface e rúcula. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que alguns materiais não combinam com água sanitária.

continua depois da publicidade

Se você usa o produto em todos os lugares, é preciso redobrar a atenção, pois a água sanitária pode provocar manchas e danificar diversos tipos de materiais. Confira, a seguir, onde você nunca deve utilizar água sanitária:

Tampa e assento do vaso sanitário

Por mais que a água sanitária seja comumente utilizada na hora de fazer aquela faxina no banheiro, é preciso evitar passar o produto no assento do vaso sanitário. Com o tempo, o plástico do assento e da tampa vai desgastando e ficando amarelado.

continua depois da publicidade

O ideal é usar a água sanitária apenas na parte interna do vaso, feita de porcelana, e limpar a tampa com outros produtos, como sabão neutro, álcool ou a combinação de bicarbonato de sódio com vinagre.

Potes de plástico

A lógica aqui é a mesma da tampa do vaso sanitário. Por ser um material plástico, a água sanitária causa amarelamento e desgaste, por isso, com o tempo, aquele seu pote favorito pode começar a descamar e ficar feio.

Prefira sempre detergente para louças e, se precisar remover odores intensos, o vinagre também ajuda.

continua depois da publicidade

Peças de roupa coloridas

A água sanitária mancha tecidos coloridos, por isso não é adequado usar o produto para lavar toalhas de mesa, roupas que não sejam brancas e outras peças. Hoje, existem produtos específicos para tirar manchas de roupas sem estragar o tecido.

Ralos de pia

É comum que, na hora de finalizar a limpeza da pia da cozinha ou do banheiro, as pessoas joguem um pouco de água sanitária no ralo, achando que estão desinfetando tudo. O problema é que o produto se espalha pelo encanamento, que é de plástico e, por isso, corre o risco de estragar com o tempo.

Revestimentos de madeira

A água sanitária limpa bem pisos como lajotas e porcelanato, mas não deve ser usada em revestimento de madeira ou laminados, pois pode causar manchas e tirar o brilho natural desses materiais.

continua depois da publicidade

Lembre-se de não misturar água sanitária com outros produtos, como sabão líquido e desinfetante. Isso pode provocar reações químicas perigosas, capazes de intoxicar você e sua família.

Sempre dilua a água sanitária antes do uso e prefira fazer a faxina sem crianças e pets por perto. Mantenha a embalagem do produto fora do alcance das crianças.