Confira 9 alimentos com “calorias negativas” para ajudar na sua dieta

Uma das vantagens dessas calorias negativas é que elas transmitem a sensação de saciedade, matam a fome e aceleram a dieta ao mesmo tempo.

Você sabia que existem alguns alimentos que são caracterizados como de baixa caloria e, por isso, considerados como itens de calorias negativas? São alimentos que podemos consumir em grande quantidade sem que eles promovam o aumento de peso. É evidente que todo alimento possui determinado valor calórico.

continua depois da publicidade

Mas alguns deles fazem com que o corpo consuma mais calorias no processo de mastigação e de digestão que os outros alimentos. Uma das vantagens dessas calorias negativas é que elas transmitem a sensação de saciedade, matam a fome e aceleram a dieta ao mesmo tempo.

Existe uma diferença de alimentos com zero calorias e um alimento com calorias negativas. No caso dos alimentos com zero calorias, eles não possuem nutrientes. Um exemplo clássico são os refrigerantes diet e outros que prometem não ter calorias.

continua depois da publicidade

Por outro lado, alimentos com calorias negativas são ricos em nutrientes, mas possuem menos calorias do que o necessário para ser digerido. A maioria dos alimentos com calorias negativas são frutas, verduras e hortaliças, tendo uma boa concentração de vitaminas e baixo teor calórico.

Abobrinha

A abobrinha, além de muito saborosa, é um alimento com grande concentração de cálcio, magnésio, proteínas e potássio. Uma porção de 100 gramas possui o equivalente a 20Kcal o que é digerido pelo corpo com mais rapidez.

É uma excelente opção para quem busca um alimento que seja rico em proteínas e com uma caloria negativa que não provoca ganho de peso.

continua depois da publicidade

Couve

A couve é uma hortaliça que possui muitos valores nutritivos por ser rica em cálcio, ferro, vitaminas C, K e B6. Outra grande propriedade encontrada na couve é a antioxidante.

A couve deve ser consumida in natura ou pelo menos em baixo cozimento para preservar todos os seus valores nutritivos.

Maçã

A maçã é um alimento muito nutritivo e com caloria negativa, mas para manter suas propriedades é recomendado consumi-la com a casca.

continua depois da publicidade

Ela possui diversos benefícios para a saúde, como combate ao colesterol alto e possui fósforo, ferro, vitaminas B1 e B2.

Beterraba

A beterraba é um legume que possui as chamadas calorias negativas. Ela conta com muitas propriedades antioxidantes, prevenindo doenças degenerativas e cardiovasculares.

As principais vitaminas encontradas na beterraba são A, K, B1, B2, B5, B6, B9, C e E. É importante destacar, igualmente, que esse legume apresenta grande teor de cálcio, ferro, cobre, entre outros.

continua depois da publicidade

Tomate

Outro alimento com baixo teor calórico é o tomate. Trata-se de uma fruta utilizada em nossa culinária com muito mais frequência e possui valores nutritivos. O tomate é um excelente aliado para quem busca alimentar-se com produtos de calorias negativas, sendo combinado com outros que já apresentamos.

Melancia

Além de possuir “calorias negativas”, a melancia ainda é rica em fibras, vitaminas A, B1, B2, B3 e vitamina C. Uma das grandes vantagens da melancia é a sensação de saciedade que ela provoca.

Mamão

O mamão é outra fruta que, além de ser rica em vitaminas, pode ser consumida à vontade. Além de ser riquíssimo em vitaminas e minerais, ele ainda ajuda no funcionamento do trato intestinal e controla o colesterol alto. O baixo valor calórico do mamão é uma das grandes vantagens.

Brócolis

O brócolis é riquíssimo em vitaminas A, C, E e K e ainda muito rico em fibras e proteínas, contendo ferro, cálcio e magnésio. O valor calórico é baixo e seu consumo caracteriza-se por ser muito bom para nossa saúde.

Melão

O melão é caracterizado pela sua capacidade de hidratar e desintoxicar. Entre seus componentes, estão proteínas, energia, carboidratos, fibras e vitaminas C. Ainda existem muitas outras propriedades no melão que são excelentes para a saúde.