Conheça o LongNet, IA 250 mil vezes mais avançado que o ChatGPT

Desenvolvido pela Microsoft, o Software apresenta grandes saltos no processamento de dados.

Nos últimos meses, os softwares e plataformas que utilizam inteligência artificial passaram por uma evolução constante, coletando e gerando cada vez mais novas informações. Porém, a análise desses dados também depende do desempenho de hardwares, como chips e processadores, o que pode ter limitado alguns avanços. Com isso em mente, a Microsoft desenvolveu o LongNet, um modelo de IA que promete processar informações 250 mil vezes mais rápido que o ChatGPT.

continua depois da publicidade

Como as IAs funcionam?

Basicamente, as inteligências artificiais funcionam através de uma análise constante e massiva de uma grade volume de dados. Através deles, é possível identificar padrões e utilizá-los para resolver diferentes tarefas. Ou seja, as máquinas funcionam de forma semelhante ao cérebro humano, onde recebem, analisam e retêm uma informação para logo depois utilizá-la de forma racional.

No caso do ChatGPT, uma IA generativa de grande escala, as informações e algoritmos que ela precisa lidar são extremamente longos. Por esse motivo, precisam ser divididas em partes menores, que são chamadas de “token”. Ainda assim, os chips e processadores atuais não conseguem processá-los com tanta eficácia, fazendo que muitos desses dados sejam perdidos.

continua depois da publicidade

É justamente aí que o LongNet entra, visto que ele possui uma arquitetura capaz de aumentar o processamento desses tokens em mais de 250.000 vezes, o que implica em um salto gigantesco.

Como o LongNet funciona?

Para fins de comparação, o ChatGPT é capaz de conferir 4.096 tokens por vez, enquanto o LongNet consegue processar até 1 bilhão. Logo, é uma tecnologia que deverá mudar completamente o uso de inteligência artificial no mercado, mas sem exigir tanto da capacidade computacional das fabricantes de chips e outros hardwares.

Claro, é importante entender que o software continua sendo avaliado, então é bem provável que não seja lançado num futuro próximo. Ainda assim, esse é um setor em que as mudanças ocorrem com muita frequência, o que significa que novas formas e arquiteturas para processamento de informações deverão ser lançadas.

continua depois da publicidade