Cientistas investigam possibilidade de vida alienígena em Vênus

Saiba mais sobre as recentes pesquisas que estão agitando a comunidade científica e redefinindo nossa compreensão do universo.

O que torna a Terra um planeta único para a existência da vida? Quando olhamos para o céu e suas inúmeras estrelas, é impossível não imaginar a possibilidade de haver outros lá fora.

A própria NASA considera a possibilidade de outros seres vivos. Em uma entrevista ao The Sun, uma pesquisadora da agência mencionou a chance de haver vida Vênus. Saiba mais a seguir.

O que sabemos sobre Vênus até agora?

• Ele é o segundo corpo celeste mais brilhante á noite e frequentemente confundido com OVNI;
  • É composto por uma crosta e um núcleo metálico, assim como a terra;
  • Não tem nenhuma lua própria, pelo menos nos últimos bilhões de anos. Acredita-se que seu satélite natural colidiu e se fundiu com a sua superfície;
  • Não tem agua atualmente. Mas de estudos apontam a possibilidade de já ter existido antes do planeta aquecer;
  • Não possui campo magnético definido com o nosso;
  • É o planeta mais quente do sistema solar. Isso ocorre devido sua atmosfera composta em sua maioria por dióxido de carbono (CO2) e nuvens de ácido sulfúrico;
  • Tem uma pressão atmosférica 90 vezes superior à da Terra;
  • O planeta recebe luz solar que pode oferecer algum tipo de fotossíntese.

O que a NASA descobriu sobre o planeta?

Michelle Thaller acredita ter localizado formações compostas por bactérias. Ela é pesquisadora do Goddard Space Flight Center, um centro de pesquisa da NASA.

Uma vez que Vênus não teria ciclo de carbono, a cientista cogita a existência de vidas a base enxofre, metano e ferro. Tais micróbios suportariam as condições inóspitas.

Devido seu cenário extremo, pode ser que levemos um tempo maior para termos certeza de tal afirmação, mas tomara que as pesquisas sobre o planeta se aprofundem.

Considerar a ideia de vida por aí é interessante, não? Você acredita que existe vida em abundância no universo ou estamos completamente sozinhos?