Bolsa Família não caiu no Caixa Tem? Saiba o que fazer

O seu Bolsa Família não caiu no Caixa Tem? Você pode não estar sozinho nessa. O governo federal anunciou que todos os beneficiários vão passar a ter poupanças sociais digitais. continua depois da publicidade Essa medida foi estabelecida para facilitar a movimentação das parcelas, sem a necessidade de sacar o dinheiro de uma só vez. […]

O seu Bolsa Família não caiu no Caixa Tem? Você pode não estar sozinho nessa. O governo federal anunciou que todos os beneficiários vão passar a ter poupanças sociais digitais.

continua depois da publicidade

Essa medida foi estabelecida para facilitar a movimentação das parcelas, sem a necessidade de sacar o dinheiro de uma só vez. Com isso, algumas pessoas podem passar por problemas ao acessar o dinheiro pela plataforma.

Diversas unidades familiares dependem dos recursos do governo para manterem as suas contas em dia. Qualquer atraso tende a ser prejudicial, ainda mais no contexto de crise econômica ocasionada pela pandemia (COVID-19).

continua depois da publicidade

Acompanhe a matéria e entenda o que fazer quando as parcelas do Bolsa Família não caírem nas poupanças digitais da Caixa.

Bolsa Família não caiu no Caixa Tem?

Bolsa Família pelo Caixa Tem: celular em superfície plana. Na tela do dispositivo, é possível ver a página inicial do aplicativo Caixa Tem

As contas digitais vão ser gradual e automaticamente criadas até o mês de março de 2021. Foto: Reprodução / Concursos no Brasil

Desde o início do auxílio emergencial, aproximadamente 91,7 milhões de poupanças digitais foram criados para o recebimento das parcelas do programa. O governo brasileiro anunciou que o mesmo procedimento também passará a ser aplicado aos beneficiários do Bolsa Família.

Isso nos leva ao principal problema vivenciado pelos demais usuários do aplicativo Caixa Tem: instabilidades de acesso e eventuais atrasos para o registro das parcelas na plataforma virtual. Vale reforçar que todos os pagamentos do benefício estão sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal (CEF).

continua depois da publicidade

É necessário identificar qual pode ter sido o problema, sempre buscando informações pelas agências ou canais de atendimento do banco. Ao fazer isso, os prejudicados precisam anotar todos os protocolos das ligações, bem como datas/horários em que foram atendidos pelos servidores da instituição.

Caso o problema não se resolva, os beneficiários podem comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo. Até porque as parcelas podem ter sido bloqueadas por alguma irregularidade nos cadastros. Lembre-se de reunir documentos para comprovar que o Bolsa Família não caiu no Caixa Tem, como prints das mensagens que apareceram em seu aplicativo.

Todo e qualquer cidadão também pode entrar na Justiça para decidir sobre conflitos, ainda se houver danos materiais. No entanto, os trâmites geralmente demoram e, de início, o ideal é tentar resolver o problema junto à Caixa Econômica Federal.

continua depois da publicidade

Liberação das poupanças digitais

Bolsa Família 2021: pagamento LIBERADO no Caixa Tem; veja quem recebe

Os depósitos são feitos de acordo com o NIS. Foto: Agência Brasil

Sem quaisquer tarifas adicionais, os beneficiários do Bolsa Família poderão movimentar suas parcelas por meio do aplicativo Caixa Tem. Ele funciona como uma espécie de conversa pelo WhatsApp, com funções intuitivas e autoexplicativas. Pelo app, os usuários podem consultar saldos e realizar transações bancárias.

Veja, abaixo, o calendário para a liberação das poupanças para Bolsa Família:

  • A partir de dezembro de 2020: beneficiários com NIS finais 0 e 9;
  • A partir de janeiro de 2021: beneficiários com NIS finais 6, 7 e 8;
  • A partir de fevereiro de 2021: beneficiários com NIS finais 3, 4 e 5;
  • A partir de março de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 1 e 2, além dos grupos* populacionais específicos.

*Indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua.

continua depois da publicidade