Saldo do FGTS 2020: como consultar o valor disponível nas contas

Aprenda a consultar o saldo do seu FGTS e acompanhar os seus direitos repassados pelo empreendedor.

Todo trabalhador brasileiro, com contrato formal regido pela CLT, além de trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais tem direito ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

continua depois da publicidade

O FGTS é um fundo que foi criado pelo governo federal para formar uma reserva de dinheiro ao trabalhador. O depósito mensal corresponde a, no mínimo, 8% do salário (varia de acordo com o valor do salário recebido).

O trabalhador tem acesso a esse fundo, normalmente, em casos específicos como: demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, para ajudar a pagar imóvel comprado por meio de consórcio, além de outras formas previstas.

continua depois da publicidade

Atualmente, existem formas de realizar novos saques da conta, como por exemplo o saque emergencial neste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. Além disso, é possível realizar saques anuais. Confira as formas ao longo da matéria!

Como consultar o saldo do FGTS

Os trabalhadores que tenham interesse em acompanhar o repasse realizado pela empresa e consultar o saldo do Fundo podem baixar um aplicativo no celular chamado FGTS e ter acesso a todas as informações na palma da mão.

É possível fazer a consulta também por meio do site da Caixa Econômica Federal.

continua depois da publicidade

Para maiores informações de como obter acesso ao saldo e demais informações sobre o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, visite o site da Caixa.

Saque anual

Os trabalhadores podem realizar saques anuais e isso começou a valer em 2020. Esses saques são autorizados na modalidade saque-aniversário. Para ter direito a sacar esse valor, todos os anos, o trabalhador deve comunicar à Caixa.

O trabalhador pode optar por receber esse saldo em conta, mas a mudança não é obrigatória. É preciso estar ciente, no entanto, que quem optar por realizar esses saques anuais não terá direito ao saque total da conta em caso de demissão sem justa causa. Por isso, só receberão a multa de 40%.

continua depois da publicidade

Novo saque do FGTS

O governo federal lançou a possibilidade de realizar um novo saque emergencial do FGTS para auxiliar os brasileiros nesse momento difícil em meio à pandemia do novo coronavírus. O calendário previsto para iniciar o saque é no dia 15 de junho e vai até 31 de dezembro de 2020.

Todos os cidadãos, que tenham saldo no fundo, poderão sacar o correspondente a até R$ 1.045,00.