Seu FGTS não caiu no Caixa Tem? Entenda os motivos e saiba o que fazer

O FGTS Emergencial passou a ser disponibilizado para amenizar a crise ocasionada pela pandemia. Inúmeros trabalhadores, por outro lado, começaram a reclamar de problemas no recebimento do dinheiro (até R$ 1.045). A maioria das denúncias destaca que o FGTS não caiu no Caixa Tem, tendo em vista o prazo previsto para a movimentação do dinheiro […]

O FGTS Emergencial passou a ser disponibilizado para amenizar a crise ocasionada pela pandemia. Inúmeros trabalhadores, por outro lado, começaram a reclamar de problemas no recebimento do dinheiro (até R$ 1.045). A maioria das denúncias destaca que o FGTS não caiu no Caixa Tem, tendo em vista o prazo previsto para a movimentação do dinheiro pelo aplicativo. Recentemente, a Caixa informou que o saque do FGTS Emergencial pode ser solicitado até dezembro.

continua depois da publicidade

O problema geralmente ocorre no momento de abrir as poupanças sociais dos beneficiários. Essas contas são liberadas de maneira automática, mas a Caixa não consegue agilizar os procedimentos quando os dados dos trabalhadores constam como incompletos ou divergentes.

Acompanhe a matéria completa e saiba o que fazer quando o seu FGTS não cair no período previsto.

continua depois da publicidade

FGTS não caiu no Caixa Tem? Veja as possíveis causas

De acordo com a Caixa, o pagamento do FGTS Emergencial ocorrer por meio de crédito nas poupanças sociais digitais. Os depósitos são geralmente feitos pelo aplicativo Caixa Tem. Entretanto, a consulta do status e do saldo total somente podem ser feitas pelo aplicativo FGTS.

Você verificou as informações e percebeu que o FGTS não caiu no Caixa Tem? Antes de tomar qualquer atitude, é necessário conferir quais seriam as possíveis causas para o problema. Existem dois principais motivos que podem ter ocasionado o atraso no recebimento do dinheiro: dados divergentes e pedido em processamento.

No primeiro caso, bastará atualizar as informações para garantir que as poupanças sejam devidamente liberadas. Endereço, nome da mãe, data de nascimento e RG são os principais dados que costumam passar por problemas no sistema da Caixa.

continua depois da publicidade

Em outras situações, os beneficiários já alegaram que o valor aparece como retirado no saldo total do aplicativo FGTS. “A liberação do valor do saque emergencial de sua(s) conta(s) do FGTS está em processamento”, informa a plataforma quando ocorre esse tipo de problema. Trata-se, portanto, de um erro da própria Caixa Econômica Federal (CEF).

Como atualizar os dados para receber o FGTS Emergencial

O seu FGTS não caiu no Caixa Tem? Para atualizar os dados e garantir a liberação das poupanças digitais, é necessário seguir alguns procedimentos básicos pelo aplicativo FGTS. Veja:

  • Abra o app do FGTS, que está disponível para sistemas Android e iOS;
  • Aperte em “Saque Emergencial” e espere aparecer a próxima tela;
  • Feito isso, será necessário preencher os dados de maneira correta e corrigir eventuais divergências;
  • Conceda a abertura de conta digital em seu nome;
  • Finalize o procedimento.

Caso o período para depósito ainda não tenha passado, a Caixa deverá conseguir liberar a sua poupança digital de maneira automatizada. Se o prazo já chegou e o FGTS não caiu no Caixa Tem por problemas cadastrais, o dinheiro será reagendado e bastará acompanhar a situação pelo aplicativo FGTS.

continua depois da publicidade