Saiba como solicitar a revisão da aposentadoria do INSS

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social podem ficar meses na espera pela revisão da aposentadoria do INSS. Mas, existe uma maneira de adiantar o processo no órgão, através de portal online ou de central telefônica. continua depois da publicidade No site Meu INSS, também disponível em formato de aplicativo para celulares Android e […]

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social podem ficar meses na espera pela revisão da aposentadoria do INSS. Mas, existe uma maneira de adiantar o processo no órgão, através de portal online ou de central telefônica.

continua depois da publicidade

No site Meu INSS, também disponível em formato de aplicativo para celulares Android e iOS, os segurados podem solicitar da aposentadoria. O que também pode ser feito através da Central de Atendimento por telefone número 135. A ação pode ser feita de segunda-feira à sábado, das 7h da manhã às 22h.

A Junta de Recursos, responsável pela revisão da aposentadoria do INSS, tem até 169 dias para encaminhar a análise à Câmara de Julgamento, que pode levar até 363 para analisar. Não é necessário um advogado para dar início ao pedido de análise, mas é importante que o segurado reúna o maior número de provas para comprovar seu direito ao reajuste.

continua depois da publicidade

Confira o passo-a-passo para solicitação da revisão de aposentadoria

O requerimento da revisão da aposentadoria é disponibilizado pelo site e pelo aplicativo do Meu INSS (disponível na App Store para celulares com sistema iOS, e na Play Store para celulares com sistema Android). O acesso é feito através de cadastramento, depois é só seguir os passos a seguir:

  • Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
  • O usuário será destinado para uma nova tela, na qual deve clicar em “Novo Requerimento”;
  • A plataforma irá apresentar uma lista de serviços disponíveis. O segurado deve escolher a opção “Recurso e Revisão”;
  • Em seguida clicar em “Revisão”;
  • Caso seus dados cadastrais estejam desatualizados o site ou o aplicativo irá solicitar a atualização das informações.
  • Clique em “Avançar”;
  • Será apresentada a seguinte mensagem: “ao protocolar o pedido de revisão todo o benefício será revisto, podendo resultar em diminuição ou até mesmo perda do direito. Ao avançar, você está ciente e de acordo com essas condições”.
  • Após confirmar será mostrada mais uma janela com informações gerais, caso esteja tudo certo clique em “Avançar”;
  • Será apresentado as suas informações, dados adicionais e anexos;
  • Aceite a opção de “Você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail”.
  • Com isso, você será informado sobre o requerimento direto no celular, e-mail ou através do portal Meu INSS.

Instituto Nacional do Seguro Social

O responsável pelo pagamento da aposentadoria e do auxílio-doença para a maior parte dos brasileiros – servidores públicos não se encaixam – é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para ter direito ao seguro social, o beneficiário deve pagar uma contribuição mensal ao benefício – que varia de acordo com o tipo de aposentadoria