Busca por trabalho sazonal deve aumentar no fim de 2020, diz IBGE

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em apenas um mês, 1,2 milhão de pessoas conseguiram emprego. Mas, mesmo assim, o número é insuficiente perto da demanda. Por isso, o IBGE aponta que a busca por trabalho sazonal deve aumentar no fim de 2020. continua depois da publicidade Em entrevista ao […]

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em apenas um mês, 1,2 milhão de pessoas conseguiram emprego. Mas, mesmo assim, o número é insuficiente perto da demanda. Por isso, o IBGE aponta que a busca por trabalho sazonal deve aumentar no fim de 2020.

continua depois da publicidade

Em entrevista ao Portal UOL, a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira, explicou porque mesmo com o mercado absorvendo mais trabalhadores a taxa de desemprego subiu e por qual motivo a busca por trabalho sazonal deve aumentar no fim de 2020.

“Tem mais gente procurando, como é natural que tenha, só que essa mão de obra não está sendo absorvida na mesma magnitude, é por isso que a taxa de desocupação cresce. Quando a economia vai bem, essa mão de obra é absorvida. Quando a economia não vai bem, essa população não é absorvida. A população ocupada está aumentando, mas não o suficiente”, afirmou.

continua depois da publicidade

Desemprego no país

Desde o mês de maio de 2020, o IBGE passou a realizar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) para avaliar a situação socioeconômica do país. Entre os dados que mais chamam atenção é o de desemprego. O país bateu a marca de 14,1% de trabalhadores sem emprego no mês de outubro, recorde histórico.

Outro dado que chama muita atenção é a quantidade de brasileiros que estavam inativos em outubro: 72,7 milhões de pessoas. Do total, 24,8 milhões não buscaram trabalho, mas gostaria de ter um emprego e outros 14,5 milhões dizem que em sua localidade não tem vagas de trabalho.

Tendência é aumento na busca de empregos

Com o fim do auxílio emergencial e a flexibilização das medidas contra a pandemia, a tendência é a de que mais brasileiros procurem por emprego, principalmente por não dinheiro guardado.

continua depois da publicidade

“Com a flexibilização desse isolamento, as pessoas passaram a ter que procurar alguma atividade, alguma ocupação para poder ter algum rendimento. A maior parte da população brasileira precisa trabalhar para pagar as contas, não tem grandes reservas”, disse Maria Lucia.